Dia Europeu da Vítima de Crime

A 22 de fevereiro assinala-se, anualmente, o Dia Europeu da Vítima de Crime. Esta data foi criada pela "Victim Support Europe", em Estocolmo, no ano de 1990.
O objetivo deste dia é sensibilizar para a proteção e salvaguarda dos direitos das vítimas de crime. Pretende-se, também, dar a conhecer os mecanismos a que as pessoas podem recorrer, caso sejam vítimas de crime ou o tenham presenciado, independentemente da sua natureza (i.e crime de ódio, discriminação, violência doméstica, etc.).
A Comissão Europeia lançou a «Estratégia da UE sobre os direitos das vítimas (2020-2025)», vocacionada para a salvaguarda dos direitos das vítimas de crime, independentemente do Estado-Membro e das circunstâncias em que ocorreu.
A "Victim Support Europe" está a organizar um webinar sobre o «Futuro da Justiça para as Vítimas na União Europeia», no âmbito da Conferência sobre o Futuro da Europa. O objetivo deste evento é debater e explorar os fundamentos para alcançar um sistema de justiça seguro. Os princípios da justiça segura e a sua aplicação na prática serão delineados, seguidos de uma reflexão sobre o que esta pode oferecer às vítimas de crime.
O debate será realizado através da plataforma ZOOM e requer inscrição prévia.