Dia Europeu das Línguas

2023
Ver PDF
Dia Europeu das Línguas

O Dia Europeu das Línguas celebra-se, anualmente, a 26 de setembro. Foi instituído no Ano Europeu das Línguas de 2001, por iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia.

Este dia tem como objetivo a celebração do património linguístico e da diversidade cultural comuns ao continente europeu. Na Europa existem mais de 225 línguas faladas e a maior parte das línguas europeias emprega o alfabeto latino e algumas línguas eslavas utilizam o alfabeto cirílico. O arménio, o georgiano, o grego e o yiddish têm o seu próprio alfabeto.

Promovendo um maior envolvimento, particularmente dos jovens, foram lançadas iniciativas, que se encontram a decorrer até 15 de outubro como «Línguas na minha sala de aula/escola», «A beleza das línguas» e «Competição de T-shirts do DEL». 

A Representação da Comissão Europeia em Portugal organiza também uma série de eventos, entre os quais se inclui um evento transfronteiriço dedicado às Línguas da Raia, em Valverde del Fresno, na província de Cáceres, com participação de alunos de Penamacor, uma Feira das Línguas que se realizará na quinta-feira em Paredes, e, de 2 a 4 de outubro, um encontro transfronteiriço de teatro em Beja.

Dia Europeu das LínguasA EUNIC Portugal, com o apoio da Junta de Freguesia de Campo de Ourique, organiza o Dia Europeu das Línguas, que terá lugar no Jardim Teófilo Braga (Jardim da Parada), em Campo de Ourique, no sábado dia 23 de setembro, das 15h00 às 19h30.

Por iniciativa da EUNIC Portugal, 15 países europeus reúnem-se para celebrar a riqueza das línguas europeias, tendo a participação, pela primeira vez, das línguas dinamarquesa e neerlandesa.

O evento, de entrada gratuita, conta com um programa cultural diversificado para toda a família (exposições, canto coral, danças, atividades para crianças, jogos, música e muito mais), “speak dating” e mini-aulas com professores nativos através das quais os visitantes poderão aprender um pouco das línguas dos países participantes.

00:00 - 23:59
...loading...