Dia Europeu das Línguas

2022
Dia Europeu das Línguas

O Dia Europeu das Línguas celebra-se, anualmente, a 26 de setembro e foi instituído no Ano Europeu das Línguas de 2001, por iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia.

Este dia tem como objetivo a celebração do património linguístico e da diversidade cultural comuns ao continente europeu. Na Europa existem mais de 225 línguas faladas e a maior parte das línguas europeias emprega o alfabeto latino e algumas línguas eslavas utilizam o alfabeto cirílico. O arménio, o georgiano, o grego e o yiddish têm o seu próprio alfabeto.

Em Lisboa, a celebração deste dia arranca com a apresentação de um "rap", em crioulo de Cabo Verde e em português, para e sobre a Europa, tal como vista pelos jovens do Kova M Estúdio, um projeto musical da Associação Moinho da Juventude, da Cova da Moura, na Amadora.

Ainda no âmbito das celebrações, decorre também em Coimbra o «Encontro Europeu das Línguas», o principal evento comemorativo, do Dia Europeu das Línguas em Portugal, organizado pela Comissão Europeia (Representação em Portugal e Direção-Geral da Tradução), em parceria com o EUROPE DIRECT Região de Coimbra e Região de Leiria, o Gabinete do Parlamento Europeu e a Câmara Municipal de Coimbra. Este encontro conta com um programa cultural diversificado e atividades para todos.

O Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD) irá dinamizar uma sessão sobre oportunidades de estágio nas instituições da UE, na área da tradução.