Dia Europeu do 112

2024
Ver PDF
112

O Dia Europeu do 112 celebra-se, anualmente, a 11 de fevereiro.

O seu objetivo é destacar a importância do 112 como número comum de emergência gratuito, numa União sem fronteiras internas. Por outro lado, destaca-se a importância dos serviços de emergência no dia-a-dia dos cidadãos.

112 é o número de emergência em todos os 27 Estados-Membros da UE, bem como em outros países europeus e em outros lugares. As pessoas em perigo podem ligar para o 112 24 horas por dia, 7 dias por semana, para contactar os bombeiros, assistência médica e polícia.

O número de emergência europeu pode ser utilizado por telefones fixos e telemóveis. O aumento da circulação de pessoas dentro da UE levou a que fosse criado um número de emergência comum em todos os Estados para evitar a necessidade de lembrar diferentes números nacionais dependendo da localização. 112 é um número fácil de lembrar e o único número que se precisa saber ao viajar na UE, uma ótima ferramenta ao considerar o estado de angústia que as pessoas se encontram em uma emergência.

Esta data foi criada em 2009 pela Comissão Europeia, pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da União Europeia, através de uma Convenção Tripartida.


Imagem: Comissão Europeia, Lukasz Kobus

Documentos
Comunicado de Imprensa da 2922.ª reunião do Conselho que anuncia a criação do Dia Europeu do 112 | Conselho da União Europeia
269.52 KB
Relatório da Comissão ao PE e ao Conselho sobre a eficácia da implementação do número único europeu de emergência «112»
1.05 MB
00:00 - 23:59
...loading...