Dia Europeu em Memória dos Ciganos Vítimas do Holocausto 2021

Ver PDF
Dia Europeu em Memória dos Ciganos Vítimas do Holocausto

O Dia Europeu em Memória dos Ciganos Vítimas do Holocausto assinala-se todos os anos a 2 de agosto e presta homenagem aos 500 000 ciganos vítimas do Holocausto.

Este dia é, também, uma oportunidade para renovar esforços em prol da igualdade, da inclusão e da participação do povo cigano na sociedade. Trata-se de um dever europeu combater a discriminação dedicada aos ciganos e lembrar a perseguição que no passado sofreram. Combater a discriminação dedicada aos ciganos e lembrar a perseguição que no passado sofreram é um dever da União Europeia e de cada um de nós.

Procura-se construir uma Europa livre de ódio, de violência e de discriminação baseada na etnia, que assegure o respeito por todos os direitos fundamentais, assim como pela integração das comunidades ciganas. Para tal, a União Europeia investiu na aplicação de estratégias de integração dos ciganos em toda a UE, através da criação de vários programas, como o novo quadro estratégico da UE relativo aos ciganos (2020–2030).

Este dia foi declarado pelo Parlamento Europeu em 2015.


Imagem: Pexels/Giota Sakellariou (adaptado)

Documentos
Discurso de Ursula von der Leyen sobre o Dia Europeu em Memória dos Ciganos Vítimas do Holocausto | Comissão Europeia [en]
39.27 KB
EU Roma strategic framework for equality, inclusion and participation for 2020 - 2030 | Comissão Europeia [en]
1.61 MB
00:00 - 23:59
...loading...