Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar

Ver PDF
Dia Internacional Da Consciencialização Sobre Perdas E Desperdício Alimentar

O Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar é celebrado anualmente a 29 de setembro, desde 2019. Tem como objetivo sensibilizar as pessoas para evitarem o desperdício alimentar. 

Este dia é uma oportunidade para chamar a atenção tanto do setor público (autoridades nacionais ou locais) como do setor privado (empresas e indivíduos), para implementar medidas e ações de redução do desperdício alimentar, no sentido de restaurar e reconstruir sistemas alimentares melhores e mais resistentes.

A Comissão Europeia associa-se à Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), ao Programa das Nações Unidas para o Ambiente e a outras organizações relevantes no apelo mundial à ação contra as perdas e desperdícios alimentares. A redução das perdas e desperdícios alimentares é parte integrante da «Estratégia do Prado ao Prato da UE» da União Europeia para um sistema alimentar justo, saudável e respeitador do ambiente.

A fim de acelerar os progressos da UE na consecução deste objetivo, a Comissão propôs que, até 2030, os Estados-Membros reduzissem o desperdício alimentar em 10% na transformação e na indústria transformadora, e em 30% per capita no comércio retalhista e no consumo (restaurantes, serviços alimentares e agregados familiares).

Este Dia foi proclamado na Resolução 74/209, adotada na Assembleia Geral da ONU em 19 de dezembro de 2019.

Desperdicio alimentar

Imagem: Shutterstock (adaptado)

Documentos
Guia do Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar | FAO [en]
1.18 MB
Resolução da Assembleia Geral da ONU 74/209 sobre o Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar
201.84 KB
Redução do desperdício alimentar na UE | Comissão Europeia [en]
4.02 MB
Material de Comunicação | Comissão Europeia
3.25 MB
00:00 - 23:59
...loading...