Dia Internacional da Criança com Cancro

A 15 de fevereiro assinala-se, anualmente, o Dia Internacional da Criança com Cancro. Esta data foi criada pela "Childhood Cancer International".
O objetivo deste dia é educar a sociedade civil nesta temática, salientando os desafios que as crianças e jovens, bem como as suas famílias, enfrentam. Por outro lado, pretende-se sensibilizar para a importância de haver um acesso fácil e universal aos cuidados de saúde em todo o mundo.
Anualmente, mais de 400.000 crianças e adolescentes com menos de 20 anos são diagnosticados com cancro. A cada 3 minutos uma criança morre com esta doença. O diagnóstico precoce e a melhoria do acesso aos cuidados podem salvar mais vidas.
A taxa de sobrevivência depende da região em que vivem, com 80% de sobrevivência na maioria dos países desenvolvidos e apenas 20% nos países em desenvolvimento.
O objetivo da Iniciativa Global do Cancro Infantil da Organização Mundial de Saúde é diminuir toda a dor e sofrimento das crianças que lutam contra o cancro e alcançar pelo menos 60% de sobrevivência para todas as crianças diagnosticadas com cancro em todo o mundo até 2030. Isso representa, aproximadamente, a duplicação da taxa de cura atual e pode salvar a vida de mais de um milhão de crianças na próxima década.
Este ano, presta-se homenagem ao impacto positivo das famílias e prestadores de cuidados sobre a vida das crianças e adolescentes com cancro.
Aron Anderson - Childhood cancer survivor | World Health Organization (WHO)
A Comissão Europeia lançou o «Plano Europeu de Luta Contra o Cancro». Este plano, que teve uma fase de consulta pública no início de 2020, define quatro pilares para o combate ao cancro na União Europeia:
- a prevenção;
- a deteção precoce;
- o diagnóstico e o tratamento;
- a qualidade de vida dos doentes e sobreviventes do cancro.
Europe’s Beating Cancer Plan | União Europeia
Laço dourado
Em 1997, um pequeno grupo de pais nos Estados Unidos começou a discutir a necessidade de um símbolo universal para criar a consciência do cancro infantil e mobilizar uma maior atenção para minimizar as mortes e deficiências devidas ao cancro infantil.
O ouro é um metal precioso. As crianças são o nosso tesouro mais precioso. É também um símbolo perfeito para a viagem do cancro infantil. O ouro passa por um processo pelo fogo, para se tornar mais forte e mais resistente. Muitas vezes desenvolvem resiliência ao enfrentarem todos os desafios difíceis e dolorosos do cancro infantil.