Dia Internacional da Diversidade Biológica

Dia Internacional da Diversidade Biológica 2020

O Dia Internacional da Diversidade Biológica celebra-se anualmente a 22 de maio e baseia-se na Convenção sobre a Biodiversidade aprovada na Cimeira da Terra (Rio de Janeiro, 1992).

Esta cimeira reuniu os líderes mundiais com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e a concretização dos princípios contidos na Agenda 21, que ultrapassam a diversidade biológica, a flora, fauna e os microrganismos, dando especial ênfase às pessoas e às suas necessidades de segurança alimentar, medicamentos, ar e água, entre outras.

O Dia Internacional da Diversidade Biológica foi proclamado na Resolução 55/201 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas, a 20 de dezembro de 2000.

Neste Dia Internacional da Biodiversidade, o secretário-geral da ONU lembrou que as soluções estão na própria natureza. Segundo António Guterres, nesta mensagem de vídeo para celebrar a data, a preservação e a gestão sustentável da biodiversidade são necessárias para mitigar as perturbações climáticas, garantir a segurança alimentar, da água e até mesmo prevenir pandemias.

A União Europeia, por sua vez, adotou a 20 de maio de 2020 a nova Estratégia de Biodiversidade 2030, um dos pilares do Pacto Ecológico Europeu.

 

Documentos
Reforçar resiliência Europa: travar perda de biodiversidade e criar sistema alimentar saudável sustentável | Comissão Europeia
70.62 KB