Dia Internacional da Mãe Terra

2022
Dia Internacional da Mãe Terra 2022

O Dia Internacional da Mãe Terra celebra-se, anualmente, a 22 de abril. É também conhecido como Dia da Terra, Dia Mundial da Terra e Dia Internacional da Terra. Este dia foi criado através da Resolução 63/278 da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 22 de abril de 2009.

O seu objetivo é promover a preservação do meio ambiente, e chegar a um equilíbrio justo entre as necessidades económicas, sociais e ambientais das gerações presentes e futuras. Pretende-se, também, mobilizar a sociedade civil para a concretização de medidas que protejam o nosso planeta.

A Terra está a sofrer. Os oceanos enchem-se de plástico e tornam-se cada vez mais ácidos. O calor extremo, os incêndios e as inundações, afetaram milhões de pessoas. As alterações climáticas, as alterações provocadas pelo homem à natureza, bem como os crimes que perturbam a biodiversidade, tais como a desflorestação, a alteração do uso do solo, a intensificação da agricultura e da produção pecuária ou o crescente comércio ilegal de vida selvagem, podem acelerar a velocidade de destruição do planeta.

Imagem: Picture taken by the Apollo 11 crew on their way home. Credit: NASA (image restored by Toby Ord)

Vídeo: Don't Choose Extinction | United Nations Development Programme (UNDP)

Documentos
Resolução 63/278 da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre o Dia Internacional da Mãe Terra | ONU [en]
23.56 KB
Making Peace With Nature | The first UNEP synthesis report
5.47 MB