Dia Internacional da Mulher 2021

vacinação contra a covid-19

O Dia Internacional da Mulher é comemorado a 8 de março.

Este dia pretende celebrar os direitos que as mulheres conquistaram até agora, mas também relembrar que ainda há muito por fazer. Causas como o direito ao voto, a igualdade salarial, a maior representação em cargos de liderança, a proteção em situações de violência física ou psicológica ou ainda o acesso à educação continuam atuais, pois em vários pontos do globo, as mulheres não têm esses direitos garantidos.

O tema deste ano é «As mulheres na liderança: Alcançar um futuro igualitário num mundo de COVID-19». Assim, destaca-se o papel das mulheres no combate a um dos maiores desafios atuais para a Humanidade.

A igualdade de género é um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

O Dia Internacional da Mulher é assinalado desde o início do século XX, embora com variações no dia das celebrações. Em 1975, a ONU começou a celebrar esta data mas só a 16 de dezembro de 1977 é que a data viria a ser oficialmente reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas, através da Resolução 32/142.


Imagem: Mikko Hinkkanen/União Europeia

 

 

Documentos
Resolução 32/142 da AG da ONU sobre a participação da mulher no fortalecimento da paz e segurança internacionais...| ONU [en]
105.16 KB
Declaração da Comissão Europeia tendo em vista o Dia Internacional da Mulher de 2021
57.27 KB