Dia Internacional da Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina

A 6 de fevereiro assinala-se, anualmente, o Dia Internacional da Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina. Este dia foi implementado através da Resolução 67/146 da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 20 de dezembro de 2012.
O objetivo é sensibilizar a sociedade civil para a erradicação desta prática, que lesa a saúde física e psicológica de várias mulheres, raparigas e meninas em todo mundo. Por outro lado, é importante realçar que se trata de uma manifestação extrema das desigualdades entre géneros, que deverá ser combatida.
O quinto objetivo dos «Objetivos de Desenvolvimento Sustentável» da ONU - alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas - procura, também, acabar com esta prática.
O tema em 2023 é "Parceria com Homens e Rapazes para Transformar as Normas Sociais e de Género para Acabar com a MGF".
Este ano, o UNFPA e a UNICEF apelam à comunidade global para que estabeleça parcerias com homens e rapazes e promova o seu envolvimento para acelerar a eliminação desta prática prejudicial e elevar as vozes das mulheres e raparigas. Várias iniciativas têm sido desenvolvidas por organizações em todo o mundo para se envolverem e estabelecerem parcerias com homens e rapazes e para que estes assumam um papel ativo.
Fight Against FGM (Female Genital Mutilation) | ONU
Imagem: Luca Zordan/UNFPA.