Dia Internacional das Crianças Inocentes Vítimas de Agressão 2021

Ver PDF
Crianças Inocentes Vítimas de Agressão

O Dia Internacional das Crianças Inocentes Vítimas de Agressão é celebrado anualmente a 4 de junho, com o propósito de evidenciar a realidade em que tantas crianças têm que viver, desde contextos de guerra, violência sexual até a de privação dos mais elementares direitos.

As crianças são as mais afetadas pela guerra e respetivas consequências, dada a sua vulnerabilidade. Assim, é também um dia de conscencialização e reflexão dedicado à dor de crianças vítimas de abusos físicos, mentais e emocionais. A garantia de um lar seguro e são é essencial para o crescimento e desenvolvimento das crianças.

Esta data traduz o compromisso da ONU com a proteção das crianças de que a «Convenção dos Direitos da Criança» é um eloquente exemplo.

Foi proclamado o Dia Internacional das Crianças Inocentes Vítimas de Agressão através da Resolução ES-7/8 adotada na Assembleia Geral da ONU de 19 de agosto de 1982.


Imagem: ONU/Romenzi (adaptado)

Documentos
Resolução ES-7/8 da Assembleia Geral da ONU sobre o Dia Internacional das Crianças Inocentes Vítimas de Agressão | ONU [en]
68.29 KB
Resolução 74/133 da Assembleia Geral da ONU sobre os Direitos das Crianças | ONU [en]
326.94 KB
00:00 - 23:59
...loading...