Dia Internacional de Consciencialização sobre os Perigos das Minas Terrestres

O Dia Internacional de Consciencialização sobre os Perigos das Minas Terrestres assinala-se, anualmente, a 4 de abril. Este dia foi criado através da resolução 60/97 da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 8 de dezembro de 2005.
O objetivo deste dia é sensibilizar para importância de se agir de forma concertada em relação às minas, tendo em conta a ameaça que representam para a segurança e integridade física pessoal.
Por outro lado, pretende-se destacar o trabalho do Serviço Antiminas da Organização das Nações Unidas e a importância da «Convenção sobre a Proibição da Utilização, Armazenagem, Produção e Transferência de Minas Antipessoal e sobre a Sua Destruição».
Vídeo: Mosul: The Road to Recovery | Organização das Nações Unidas
Este ano, o Serviço de Acção Antiminas promoverá o Dia sob o tema «Terreno Seguro, Passos Seguros, Lar Seguro». A campanha destacará a ação da comunidade antiminas. Assim, o foco nestes três eixos baseia-se:
- «Terreno Seguro» é o nome da campanha global «transformar os campos de minas em campos de jogos» que foi lançada pelo Secretário-Geral das Nações Unidas em 2019, com o objetivo de eliminar as minas terrestres e outros perigos explosivos, para tornar o terreno seguro e propício ao desenvolvimento.
- «Passos Seguros» chama a atenção para o facto de demasiadas pessoas no Mundo não saberem se quando se deslocam vão detonar um explosivo que os pode mutilar ou matar a qualquer momento.
- «Lar Seguro» é a restauração da segurança pessoal dos indivíduos e das comunidades em cenários pós-conflito.
Imagem: United Nations Mine Action Service (UNMAS)