Dia Internacional de Solidariedade com o Povo da Palestina

Fotografia de dois meninos palestinianos em escombros de edifícios a olhar para o horizonte.

O Dia Internacional de Solidariedade com o Povo da Palestina é assinalado anualmente a 29 de novembro. O seu objetivo é sensibilizar a comunidade internacional para o direito de autodeterminação do povo palestiniano, bem como reafirmar o compromisso e a solidariedade que a Organização das Nações Unidas tem para com este povo. Este dia foi implementado através da Resolução 32/40 B da Assembleia Geral da ONU.

A Questão da Palestina remonta a acontecimentos que tiveram lugar no fim da Primeira Guerra Mundial e que persistem até hoje. Apesar do recente reconhecimento de facto da Palestina como estado ao dar-lhe o estatuto de «estado observador não-membro», através da Resolução 67/19 da Assembleia Geral da ONU, os territórios palestinianos continuam a ser ilegalmente ocupados por colonatos israelitas.

Todos os anos têm lugar várias iniciativas e eventos dinamizados pela ONU e organizações da sociedade civil, sendo que este ano ocorrerão, na sua maioria, a dia 1 de dezembro.

A 2 de dezembro terá lugar o debate anual na Assembleia Geral da ONU sobre a Questão da Palestina, onde se espera a adoção de uma resolução que delimite parâmetros para uma solução justa, aprovada por uma larga maioria.

Imagem: UNRWA/Lara Jonasdottir

Documentos
Resolução 32/40 (A+B) da Assembleia Geral da ONU sobre a Questão da Palestina | Organização das Nações Unidas [en]
208.5 KB
Resolução 67/19 da Assembleia Geral da ONU sobre o Estatuto da Palestina nas Nações Unidas | Organização das Nações Unidas [en]
40.2 KB