Dia Internacional do Desporto ao serviço do Desenvolvimento e da Paz

2023
Ver PDF
Dia Internacional do Desporto ao serviço do Desenvolvimento e da Paz

O Dia Internacional do Desporto ao serviço do Desenvolvimento e da Paz comemora-se, anualmente, a 6 de abril. O dia foi implementado através da Resolução 67/296 da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 23 de agosto de 2013.

Neste dia, destaca-se a importância do desporto enquanto fator de coesão e desenvolvimento social, bem como de promoção de uma vida saudável. Pretende-se, ainda, sublinhar a promoção de valores como a justiça, a igualdade, a inclusão e o espírito de equipa.

No ano em que se assinala os 10 anos, o tema escolhido para assinalar este dia é “Scoring for People and the Planet”. Tal como em anos anteriores, este tema global permite que as atividades se concentrem em torno do impacto e influência do desporto no desenvolvimento sustentável e na paz.

Unidos pelo #Whitecard

10 anos white cardA organização internacional "Peace and Sport, l'Organisation pour la Paix par le Sport", utiliza a prática do desporto como um instrumento para construir uma paz sustentável, educar os jovens sobre valores positivos e promover a transformação social e o diálogo entre as comunidades.

Como parte do compromisso da Paz e do Desporto para maximizar a consciência sobre o potencial do desporto para uma mudança social positiva, a organização lançou em 2014 a campanha digital #WhiteCard e a plataforma www.april6.org

O #WhiteCard é uma campanha digital mundial criada para promover os valores positivos e construtivos do desporto. Todos os anos, a campanha #WhiteCard chega a milhões de pessoas através dos meios de comunicação social. A manutenção de um #WhiteCard, tal como um árbitro, foi reconhecida como o símbolo do movimento pacifista e desportivo e é uma ação que simboliza o poder positivo do desporto. Em contraste com o cartão vermelho, que significa a ofensa mais grave no desporto, o #WhiteCard é um gesto de inclusão, igualdade e paz.

 


Imagem: Nações Unidas

Documentos
Resolução 67/296 da Assembleia Geral da ONU sobre o Dia Internacional do Desporto ao serviço do Desenvolvimento | ONU [en]
36.29 KB
The Power of Sport Values
4.59 MB
00:00 - 23:59
...loading...