Dia Internacional do Trabalhador 2021

Uma costureira a fabricar uma máscara de proteção

O Dia Internacional do Trabalhador assinala-se a 1 de maio.

Nesta data, destacam-se não só as conquistas no campo dos direitos dos trabalhadores, mas pretende-se também sensibilizar para a falta de condições de trabalho que ainda se verificam por todo o mundo. É, por isso, um dia para todos os que defendem uma sociedade mais justa e solidária.

Este dia tem origem na histórica greve geral de Chicago, ocorrida a 1 de maio de 1886, na qual foram reivindicadas melhores condições laborais e salariais. A data foi oficializada a 14 de julho de 1989, no Congresso Operário Internacional, em Paris.

Na Europa, o «Dia do Trabalhador» é celebrado e, por norma, comemora-se a 1 de maio, data que pode variar de país para país. Em França, o governo diminuiu a carga horária de trabalho para as 8 horas, em 1919, e proclamou o dia 1 de maio como feriado.

Em Portugal, o feriado começou a ser assinalado logo em 1890. Todavia, as comemorações cessaram com o início do regime do Estado Novo. Posteriormente, o 1.º de maio voltou a ser festejado em maio de 1974, 8 dias após a Revolução dos Cravos.


Imagem: União Europeia/Nikolay Doychinov (adaptado)

Documentos
Diretiva da UE relativa às condições de trabalho transparentes e previsíveis | UE
595.44 KB