Dia Internacional dos Povos Indígenas do Mundo 2021

Povos Indígenas

O Dia Internacional dos Povos Indígenas do Mundo é celebrado a 9 de agosto, anualmente, e procura chamar a atenção para a existência de 370 milhões de indígenas no mundo.

Os povos indígenas repartem-se por 90 países, constituindo 5% da população global e 15% do total da população mais pobre, mas culturalmente muito ricos. Detêm uma linguagem e cultura próprias que os distingue das sociedades ditas «desenvolvidas».

Estes povos encontram-se numa situação extremamente vulnerável, em especial face à pandemia. A degradação do ambiente, as deslocações em consequência de conflitos e de violência, bem como a apropriação ilegal das suas terras e as catástrofes naturais fazem parte da realidade dos povos indígenas, que diariamente lutam pelo reconhecimento dos seus direitos, dos territórios que habitam, dos seus recursos e da sua forma de vida, que é única.

O Dia Internacional dos Povos Indígenas do Mundo foi proclamado através da Resolução 49/214 adotada na Assembleia Geral da ONU de 23 de dezembro de 1994.


Imagem: Composição da ONU com fotografias de Kim Haughton (esquerda), Martine Perret (centro) e Evan Schneider (direita) (adaptado)

Documentos
Resolução 49/214 sobre o Dia Internacional dos Povos Indígenas do Mundo | ONU [en]
20.66 KB
R. Parlamento Europeu, 3 jul 2018, violações dos direitos dos povos indígenas do mundo, incluindo a apropriação ilegal de terras
1.27 MB