Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

A 27 de janeiro assinala-se, anualmente, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Este dia foi implementado através da Resolução 60/7 da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), a 1 de novembro de 2005.
O propósito deste dia é não esquecer o genocídio em massa de seis milhões de judeus pelos Nazis e respetivos colaboracionistas. Este constitui um dos maiores crimes contra a Humanidade de que há memória. Por outro lado, pretende-se educar para a tolerância e a paz, bem como alertar para o combate ao antissemitismo.
A Comissão Europeia, a Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA), a ONU e a UNESCO criaram a campanha #ProtectTheFacts, como forma de combater o negacionismo e a desinformação em relação ao Holocausto.
O tema que marca as iniciativas deste ano é "Home and Belonging". A forma como as vítimas ajustaram as suas ideias de «lar» e "pertença" ao enfrentarem a violenta e antissemita investida durante o Holocausto, e o que significava "lar" e "pertença" para os sobreviventes nos anos imediatos do pós-guerra.
Cerimónia Solene no Dia Internacional da Comemoração do Holocausto 2023 | Parlamento Europeu
Conferência «Lembrar o passado, preparar o futuro»
Gravação disponível
A conferência, organizada pela Comissão Europeia, em parceria com a Presidência sueca do Conselho da UE e a Presidência sueca da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto e em cooperação com as principais organizações-quadro judaicas sediadas em Bruxelas. No âmbito da conferência, a Comissão lançou uma consulta informal sobre a rede de sítios «Onde aconteceu o Holocausto», uma ação emblemática da Estratégia da UE para combater o antissemitismo e apoiar a vida judaica.
Imagem: composição unsplash e Nações Unidas