Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto 2021

Retratos de judeus assinados em Auschwitz-Birkenau

A 27 de janeiro assinala-se anualmente o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. O tema deste ano é «Encarar as consequências: Recuperação e reconstituição na década após o Holocausto».

O propósito deste dia é não deixar cair no esquecimento o assassinato deliberado em massa de seis milhões de judeus pelos Nazis e respetivos colaboracionistas. Este constitui um dos maiores crimes contra a Humanidade de que há memória. Por outro lado, pretende-se educar para a tolerância e a paz, bem como alertar para o combate ao antissemitismo. 

Este dia foi implementado através da Resolução 60/7 da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 1 de novembro de 2005.

A Comissão Europeia, a Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA), a ONU e a UNESCO criaram a campanha #ProtectTheFacts, como forma de combater o negacionismo e a desinformação em relação ao Holocausto.

Neste dia, a Casa da História Europeia irá realizar um concerto intitulado "Sturm und Klang" («Tempestade e Som»), no qual serão tocadas peças de autores que o Holocausto impactou. Será transmitido em linha e requer inscrição prévia. Haverá também uma cerimónia no Parlamento Europeu a assinalar a data.

 

 


Imagem: Retratos de judeus assinados em Auschwitz-Birkenau, na Polónia

Fonte: "European Commission Audiovisual Service" (adaptado)

Documentos
Resolução 60/7 da Assembleia Geral da ONU que implementa o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto | ONU [en]
27.7 KB
Declaração da presidente Ursula von der Leyen antes do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto | CE
42.12 KB