Dia Internacional para a Abolição da Escravatura

2021
Dia Internacional para a Abolição da Escravatura

O Dia Internacional para a Abolição da Escravatura é celebrado, anualmente a 2 de dezembro.

Esta data é celebrada no âmbito da adoção da «Convenção das Nações Unidas para a Supressão do Tráfico de Pessoas e da Exploração da Prostituição de Outros», pela Assembleia Geral da ONU, a 2 de dezembro de 1949.

Esta data procura alertar para a existência de situações de escravidão que, segundo a Organização Internacional do Trabalho, atingem mais de 40 milhões de pessoas em todo o mundo. A escravatura desenvolveu-se e manifesta-se de diferentes formas ao longo da história. Hoje, persistem ainda algumas formas antigas, mas algumas foram transformadas e criadas, nomeadamente o tráfico de pessoas, a exploração sexual, formas de trabalho infantil forçado, o casamento forçado e o recrutamento de crianças para os conflitos armados.

A escravatura e a sua persistência nas sociedades contemporâneas, são resultado de uma discriminação a longo-prazo contra os grupos mais vulneráveis na sociedade, nomeadamente os de castas sociais inferiores, as minorias tribais e as pessoas indígenas.

 

Imagem: UNICEF/Frank Dejongh

Vídeo: Organização Internacional do Trabalho

Documentos
Res.317(IV) que aprova a Conv. das NU p/ a Supressão do Tráfico de Pessoas e da Exploração da Prostituição de Outros | ONU [en]
280.37 KB