Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial 2021

Ver PDF
Duas pessoas de diferentes etnias.

O Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial assinala-se a 21 de março.

O seu objetivo é mobilizar a sociedade civil e decisores políticos para a luta contra a discriminação racial, bem como a importância da «Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial» (1965). 

O tema deste ano é "Youth standing up against racism” e destaca a importância dos movimentos jovens no combate à discriminação racial, nas suas múltiplas vertentes - nas ruas (como o caso do movimento "Black Lives Matter") e nas redes sociais.  

Este dia foi estabelecido através da Resolução 2142 (XXI) da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 26 de outubro de 1966, em virtude do incidente ocorrido no dia 21 de março de 1960. Nesse dia, a polícia abriu fogo e matou 69 pessoas numa manifestação pacífica em Sharpeville, na África do Sul, contra leis que aprofundavam o Apartheid. 

A Comissão Europeia organizou a Cimeira Europeia contra o Racismo, em conjunto com a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia e com o Intergrupo ARDI do Parlamento Europeu, no passado dia 19 de março.


Imagem: União Europeia/Claudio Centonze (adaptado)

Documentos
Res. 2142 (XXI) da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre a eliminação de todas as formas de discriminação racial | ONU [en]
172.63 KB
Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial
131.69 KB
Declaração do alto representante, em nome da União Europeia, por ocasião do Dia Internacional para a Eliminação (...)
30.37 KB
00:00 - 23:59
...loading...