Dia Mundial da Água

2022
UN WATER DAY 2022

O Dia Mundial da Água assinala-se, anualmente, a 22 de março. Este dia foi proclamado através da resolução 47/193 da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 22 de dezembro de 1992.

Neste ano, o foco é a água subterrânea, um recurso invisível com um impacto visível em todo o lado.

A água subterrânea é água encontrada no subsolo em aquíferos, que são formações geológicas de rochas, areias e cascalhos que contêm quantidades substanciais de água. A água subterrânea alimenta nascentes, rios, lagos e zonas húmidas, e infiltra-se nos oceanos. Estas águas são recarregadas principalmente pela chuva e pela queda de neve que se infiltram no solo. As águas subterrâneas podem ser extraídas para a superfície por bombas e poços.

A maioria das áreas áridas do mundo depende inteiramente das águas subterrâneas. As águas subterrâneas fornecem uma grande proporção da água que utilizamos para beber, saneamento, produção de alimentos e processos industriais.

Vídeo: Introducing groundwater (with subtitles) |UPGro Africa Groundwater Research


No âmbito deste dia, foi lançada a campanha pan-europeia "Water Of The Future". O lançamento irá decorrer em simultâneo nos nove países parceiros do projeto "People & Planet: A Common Destiny", e tem o ambicioso objetivo de sensibilizar 59 milhões de jovens da Alemanha, Irlanda, Itália, Holanda, Polónia, Portugal, Roménia, Espanha e Cabo Verde a terem um papel ativo e a mobilizarem a sociedade e os decisores políticos para o combate às causas e efeitos das alterações climáticas, focando-se num dos grandes desafios que a humanidade terá de enfrentar nos próximos anos – a escassez de água.