Dia Mundial da Língua Portuguesa 2021

5 de maio

O ano de 2021 marca a 2.ª comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa.

Dia Mundial da Língua Portuguesa

O Dia Mundial da Língua Portuguesa comemora-se a 5 de maio. Este dia celebra a projeção da quarta língua mais falada no mundo. Com cerca de 260 milhões de falantes, é língua oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. É também um das idiomas oficiais de Macau. Existem importantes comunidades falantes do português na América do Norte. As Nações Unidas estimam que, em 2050, 387 milhões de pessoas falem português. 

Na União Europeia, cerca de 3% da população fala português, sendo um dos 24 idiomas oficiais e de trabalho e é, de facto, a 3.ª língua oficial da UE mais falada no mundo. Os cidadãos europeus de língua portuguesa têm acesso à legislação e aos documentos fundamentais da UE em português e o direito de se dirigirem por escrito a qualquer instituição ou órgão da UE em português e de receber uma resposta na mesma língua.

As reuniões do Conselho Europeu e do Conselho da União Europeia são interpretadas para todas as línguas oficiais e, no Parlamento Europeu, os representantes eleitos pelos cidadãos também têm o direito de se expressar em português ou em qualquer uma das demais línguas oficiais da UE.

(in Enquadramento Dossiê UE - Lusofonia | Portal Eurocid)

 

As comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa serão coordenadas pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, e abrangerão as dimensões geográfica, da investigação, de tradução, da ligação a outras artes e de mobilização das populações num conjunto de mais de 150 atividades em 44 países.

Haverá lugar à realização de colóquios, conferências e semanas da língua portuguesa na Alemanha, Argentina e Finlândia, bem como a publicação de obras portuguesas em mandarim na China, e de uma edição bilingue da obra de Ilse Rosa na Alemanha.

Este dia foi proclamado pela 40.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em novembro de 2019.

 

O segundo Dia Mundial da Língua Portuguesa vai decorrer em formato misto, presencial e virtual, e irá refletir também sobre a pandemia. Haverá, ainda, uma sessão solene para a comemoração do dia que contará com a presença de Augusto Santos Silva, Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros.


 

Documentos
Dia Mundial da Língua Portuguesa - Dados sobre a Língua Portuguesa | Instituto Camões
1022.37 KB
Proclamação do Dia Mundial da Língua Portuguesa [en] - Unesco, novembro de 2019
59.7 KB
Resolução sobre a Instituição do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP - CPLP, 20 de julho de 2009
77.56 KB
«Todas as palavras que hão de vir» - Livro de celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa | Instituto Camões
2.51 MB