Dia Mundial da Meteorologia 2022

Ver PDF
Dia da Meteorologia 2022

O Dia Mundial da Meteorologia é celebrado, anualmente, no dia 23 de março. Este dia foi escolhido por ser a data de criação da Organização Mundial de Meteorologia, com a entrada em vigor da «Convenção da Organização Mundial de Meteorologia», em 1950.

O tempo e o clima estão a fazer-se sentir coim mais intensidade em muitas partes do mundo, resultado direto das alterações climáticas, o que nos coloca expostos a múltiplos perigos. Esta situação, infelizmente, mantém-se e evoluiu negativamente como resultado do crescimento populacional, da urbanização e da degradação ambiental.

Uma maior coordenação entre os serviços meteorológicos e hidrológicos nacionais, autoridades de gestão de desastres e agências de desenvolvimento, é fundamental para uma melhor prevenção e prontidão na resposta para evitar catástrofes. Estar preparado e capaz de agir no momento certo, no lugar certo, pode salvar muitas vidas e proteger a subsistência de comunidades em todo os lugares, tanto agora como no futuro.

O Dia Mundial da Meteorologia de 2022 tem, por isso, o tema «Alerta Precoce e Ação Precoce», e realça a importância vital da Informação Hidrometeorológica e Climática para a Redução do Risco de Catástrofes.

Documentos
Resolução 6 (EC-XII) sobre o Dia Mundial da Meteorologia | Organização Mundial de Meteorologia [en]
25.68 KB
Convenção da Organização Meteorológica Mundial
58.06 KB
00:00 - 23:59
...loading...