Dia Mundial da Rádio

2024
Ver PDF
Dia Mundial da Rádio

O Dia Mundial da Rádio celebra-se, anualmente, a 13 de fevereiro. Foi proclamado na 36.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em 2011. A Resolução 67/124 da Assembleia Geral das Nações Unidas, de 18 de dezembro de 2012, apoiou e reforça a celebração desta data.

O seu objetivo é demonstrar a importância da rádio enquanto meio de divulgação de informação a baixo custo. É, também, um meio de comunicação que consegue alcançar populações mais remotas e marginalizadas, garantindo o acesso à informação e ao ensino.

Apesar da desigualdade existente em termos de desenvolvimento tecnológico e, consequentemente, no acesso a novas tecnologias, a rádio continua a ser uma forma de acesso à informação acessível e alcançável, mesmo sem a existência de eletricidade. Assim, a rádio consegue assegurar direitos como a liberdade de expressão e de pensamento, promovendo a diversidade e suprimindo o fosso entre tecnologias tradicionais e avançadas.

No atual contexto mundial, o apoio à liberdade de imprensa e às estações de rádio livres e independentes é uma necessidade absoluta.

Em 2024 o tema escolhido é «Ilumina o passado notável, o presente relevante e a promessa de um futuro dinâmico do rádio». Com a rádio a ultrapassar o marco dos 100 anos, é uma ocasião significativa para comemorar as inúmeras virtudes do meio e a sua potencialidade duradoura. No entanto, a rádio enfrenta desafios para o seu público e números de audiência provenientes de plataformas digitais, redes sociais, divisões digitais e geracionais, censura, consolidações e dificuldades económicas.

Destaca-se a história da rádio e o seu poderoso impacto nos meios noticiosos, dramáticos, musicais e desportivos. Reconhece também o seu valor prático contínuo como rede de segurança pública portátil durante emergências e cortes de energia, causados por catástrofes naturais e de origem humana, como tempestades, terramotos, inundações, calor, incêndios florestais, acidentes e guerras.

Além disso, o valor democrático contínuo da rádio é servir como um catalisador de base para a ligação entre grupos carenciados, incluindo populações imigrantes, religiosas, minoritárias e atingidas pela pobreza.

Documentos
Proclamação do Dia Mundial da Rádio na 36ª. Conferência Geral | UNESCO [en]
689.4 KB
Resolução 67/124 da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre questões relacionadas com a Informação | ONU [en]
88.06 KB
00:00 - 23:59
...loading...