Dia Mundial da Síndrome de Down

2024
Ver PDF
Dia Mundial da Síndrome de Down 2024

A 21 de março assinala-se o Dia Mundial da Síndrome de Down.

Em Dezembro de 2011, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas declarou o dia 21 de Março como Dia Mundial da Síndrome de Down (A/RES/66/149), decidindo igualmente, com efeitos a partir de 2012, observar o Dia Mundial nessa data.

O objetivo deste dia é desmistificar e consciencializar sobre as características da Síndrome de Down. Pretende-se lutar pelo acesso adequado aos cuidados de saúde, aos programas de intervenção precoce e à educação inclusiva, bem como à investigação adequada, que são vitais para o crescimento e desenvolvimento do indivíduo.

O tema de 2024 é "End The Stereotypes". Para as pessoas com Síndrome de Down e deficiência intelectual, os estereótipos podem impedir de ser tratados como as outras pessoas. Muitas vezes são tratados como crianças, subestimados e excluídos.

Uma abordagem baseada nos direitos humanos vê as pessoas com deficiência como tendo o direito de serem tratadas de forma justa e tendo as mesmas oportunidades que todos, trabalhando com os outros para melhorar as suas vidas.

Assuma que eu possa [en]  -  World Down Syndrome Day 2024 | CoorDown


Imagem: World Down Syndrome Day (adaptado)

Documentos
Resolução 66/149 da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre o Dia Mundial da Síndrome de Down | ONU [en]
90.22 KB
00:00 - 23:59
...loading...