Dia Mundial da Vida Selvagem 2021

Dia Mundial da Vida Selvagem 2021

A 3 de março celebra-se anualmente o Dia Mundial da Vida Selvagem. O tema deste ano é "Forests and Livelihoods: Sustaining People and Planet".

O propósito deste dia é consciencializar os cidadãos para a proteção da fauna e flora, especialmente as espécies ameaçadas. Por outro lado, pretende-se demonstrar os benefícios que a conservação das espécies tem para a vida no planeta e para sobrevivência do ser humano.

Este dia foi criado na 16.ª Conferência das Partes da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção, em Março de 2013, por iniciativa da Tailândia. Mais tarde, a 20 de dezembro de 2013, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou este dia, através da Resolução 68/205.

O dia escolhido deve-se à data de assinatura da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção, que foi assinada a 3 de março de 1973. Assinaram a convenção 183 estados.


Imagem: Dia Mundial da Vida Selvagem/Gabe Wong (adaptado)

 

 

Documentos
Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção
96.17 KB
Dia Mundial da Vida Selvagem | 16.ª Conf. das Partes da Conv. sobre o Comércio Int. de Espécies da Fauna e Flora Selvagem [en]
33.94 KB
Resolução 68/205 da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre o Dia Mundial da Vida Selvagem | ONU [en]
35.66 KB
Unir esforços p/ proteger a biodiversidade em todo o mundo: Comissão promove envolvimento de mais apoiantes | Comissão Europeia
47.92 KB