Dia Mundial das Competências dos Jovens

2023
Ver PDF
Dia Mundial das Competências dos Jovens 2023

O Dia Mundial das Competências dos Jovens celebra-se a 15 de julho, desde 2014, com o objetivo de dar visibilidade aos 1,2 mil milhões de jovens, entre os 15 e os 24 anos, que representam 16% da população global.

Este grupo etário tem um papel fundamental para o desenvolvimento sustentável das sociedades. A maioria dos jovens encontra-se, no entanto, numa situação precária de emprego ou de pouca qualificação, contribuindo assim para as disparidades que existem no mercado de trabalho.

O aumento da educação e da formação dos mais jovens é de elevada importância. A aquisição de novos conhecimentos, em particular no contexto da formação profissional, é essencial para a integração no mercado de trabalho. Para mais, o reforço da educação contribui para se atingir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 4 da Agenda 2030.

O tema deste ano é «Capacitar professores, formadores e jovens para um futuro inovador». Destaca o papel essencial que os professores, formadores e outros educadores desempenham na aquisição de competências para que os jovens possam fazer a transição para o mercado de trabalho e participar ativamente nas suas comunidades e sociedades.

Este Dia foi proclamado na Resolução 69/145 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 18 de dezembro de 2014.

 

2023 - Ano Europeu das Competências

De acordo com o comunicado de imprensa, a Comissão através do Ano Europeu das Competências procura dar um novo impulso à aprendizagem ao longo da vida, estabelecendo como objetivos: 

  • "Promover um investimento acrescido, mais eficaz e inclusivo na formação e na melhoria de competências, a fim de aproveitar todo o potencial da mão de obra europeia e apoiar as pessoas na transição de um emprego para outro.
  • Assegurar que as competências são pertinentes para as necessidades do mercado de trabalho, cooperando também com os parceiros sociais e as empresas.
  • Adequar as aspirações e as competências das pessoas às oportunidades no mercado de trabalho, especialmente no que diz respeito às transições ecológica e digital e à recuperação económica. Será dada especial atenção à ativação de um maior número de pessoas para o mercado de trabalho, com destaque para as mulheres e os jovens, em especial os que não trabalham, não estudam nem seguem qualquer formação.
  • Atrair pessoas de países terceiros com as competências de que a UE necessita, nomeadamente reforçando as oportunidades de aprendizagem e a mobilidade e facilitando o reconhecimento das qualificações."
2023 - Ano Europeu das Competências

Imagem: UNESCO-UNEVOC (redimensionada)

Documentos
Resolução  69/145 adotada na Assembleia Geral da ONU sobre o Dia Mundial das Competências dos Jovens | ONU [en]
26.84 KB
Estratégia da União Europeia para a Juventude 2019-2027 | Conselho da União Europeia
1.24 MB
00:00 - 23:59
...loading...