Dia Mundial das Leguminosas

2024
Ver PDF
Dia Mundial das Leguminosas 2024

O Dia Mundial das Leguminosas é assinalado, anualmente, a 10 de fevereiro. Este dia foi implementado através da Resolução 73/251 da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 20 de dezembro de 2018.

O objetivo é reconhecer a importância das leguminosas (grão-de-bico, feijões secos, lentilhas, ervilhas secas e tremoços, entre outros) na alimentação dos povos de todo o mundo. Estes alimentos são uma grande fonte de proteína e tem um baixo teor de gordura, por isso o seu consumo é muito importante, não só em situações de difícil acesso a lacticínios e carne, mas também no âmbito da prevenção e combate à obesidade.

Em 2024 o tema é «Leguminosas: nutrir os solos e as pessoas». A produção dos alimentos depende dos solos. Os solos saudáveis não só proporcionam a base da segurança alimentar, mas também fornecem os minerais necessários para evitar a desnutrição, o atraso no crescimento e outras doenças relacionadas com a deficiência de nutrientes, como a anemia. Portanto, as leguminosas não só fornecem alimento para a humanidade, como também mantêm os solos saudáveis.

As leguminosas são uma garantia de subsistência em várias regiões do globo. O seu cultivo ajuda a fertilizar os solos, tendo como consequência a redução do uso de adubos químicos.

infografia onde poderá consultar o papel das leguminosas na saúde, segurança alimentar, ambiente e biodiversidade

Infografia: Onde poderá consultar o papel das leguminosas na saúde, segurança alimentar, ambiente e biodiversidade | Associação Portuguesa de Nutrição

Nature's nutritious seeds: reasons why you should opt for pulses | Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO) 


Imagem: Pixabay 

Documentos
Resolução 73/251 da Assembleia Geral das Nações Unidas que implementa o Dia Mundial das Leguminosas |ONU [en]
325.54 KB
00:00 - 23:59
...loading...