Dia Mundial do Combate à SIDA 2021

Ver PDF
Dia Mundial do Combate à SIDA 2021

O Dia Mundial do Combate à SIDA é assinalado anualmente a 1 de dezembro. O seu objetivo é sensibilizar e apoiar aqueles que padecem desta doença e homenagear os que faleceram infetados.

A criação deste dia foi uma iniciativa de James Bunn e Thomas Netter, dois oficiais do Programa Mundial da Luta contra a SIDA da Organização Mundial de Saúde (OMS). A ideia ganhou apoiantes dentro e fora da OMS, sendo a sua implementação reconhecida através da Resolução 43/15 da Assembleia Geral da ONU, em 1988. A data foi assinalada pela primeira vez nesse ano.

A sociedade é chamada a intervir, a assegurar que o problema da SIDA permaneça na agenda política e que os direitos humanos fundamentais sejam respeitados.

Este ano, sob o tema “End inequalities. End AIDS", o dia enaltece a necessidade urgente de travar as desigualdades que promovem a propensão para a SIDA e outras pandemias. Sem uma ação eficaz que acabe com as desigualdades existentes, o mundo pode não alcançar o objetivo de acabar com a SIDA em 2030.

 

Cerca de 40 anos depois do 1.º caso de SIDA reportado, esta doença ainda afeta e assusta o mundo. As desigualdades têm-se tornado cada vez mais notórias, bem como as disparidades económicas e sociais no mundo que poderão comprometer o compromisso de criação de soluções para a prevenção e tratamento da SIDA.

Documentos
Resolução da AG da ONU 43/15 sobre Prevenção e Controlo da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA) | ONU [en]
106.9 KB
00:00 - 23:59
...loading...