Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

Livros abertos

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor é celebrado anualmente a 23 de abril por ocasião do aniversário da morte de diversos autores conhecidos como William Shakespeare, Miguel Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega. Esta data tem como objetivo prestar uma homenagem mundial a livros e autores, incentivando a todos, e em particular aos jovens, a descobrir o prazer de ler e ganhar uma nova vida. 

O dia 23 de abril foi proclamado como Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor na Conferência Geral da UNESCO, realizada em Paris em 1995.

Em Portugal, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) promove, em 2020, este dia com a frase "Um livro no coração. Todos somos Livros.” Para comemorar esta data, foi criado o passatempo #UmaBibliotecaUmLeitor que decorre de 15 a 21 de abril que pretende aproximar as bibliotecas públicas e os seus utilizadores. Para participar, preencha o formulário.

Em 2020, a Biblioteca do Conselho colabora com a Presidência Croata do Conselho UE e juntos divulgam a literatura da Croácia. A página da Biblioteca contém ligação sobre esta literatura ao catálogo das suas Bibliotecas  e também a um jogo.