Dia Mundial dos Oceanos

2023
Ver PDF
Dia Mundial dos Oceanos 2023

O Dia Mundial dos Oceanos é celebrado anualmente a 8 de junho e pretende lembrar a importância dos oceanos no nosso quotidiano, enquanto «pulmões do planeta».

Este dia é assinalado por muitos países, especialmente depois da Conferência sobre o Ambiente e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro em 1992.

Todos os anos a celebração deste dia é acompanhada por um evento temático. Em 2023, realiza-se em formato híbrido, com um evento presencial na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque, em formato híbrido e com transmissão em direto. O tema é «Planeta Oceano: As marés estão a mudar» e os participantes, entre os quais a ONU e decisores, cientistas, executivos do setor privado, representantes da sociedade civil, comunidades indígenas, celebridades e jovens ativistas, irão sublinhar que a Terra é mais do que parece e, finalmente, colocar o oceano em primeiro lugar. 

Este Dia foi proclamado através da Resolução 63/111 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 5 de dezembro de 2008. 

Announcing UN World Oceans Day 2023: Planet Ocean | United Nations World Oceans Day


Imagem: ONU

Documentos
Resolução 63/111 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas sobre o Dia Mundial dos Oceanos | ONU [en]
141.53 KB
00:00 - 23:59
...loading...