Dia Mundial dos Refugiados

2023
Ver PDF
Dia Mundial dos Refugiados 2023

O Dia Mundial dos Refugiados é celebrado anualmente a 20 de junho, com o objetivo de realçar a coragem, os direitos, as necessidades e a resiliência dos refugiados.

Os refugiados são pessoas que fugiram da guerra, violência, conflito ou perseguição e que atravessaram uma fronteira internacional para encontrar segurança noutro país.

Este dia procura mobilizar vontade política e os recursos para que os refugiados possam não só sobreviver, mas também prosperar. Procura também lembrar todos aqueles que tiveram de escapar à guerra, a perseguições ou a cenários de terror, sem esquecer os que por qualquer outra razão, como a raça, religião, nacionalidade, pertença a um grupo social particular ou com opinião política, foram forçados a deslocar-se para outra região que não a sua.

Este ano, o tema da celebração é «Esperança longe de casa. Um mundo onde os refugiados são sempre incluídos». Incluir os refugiados nas comunidades onde encontraram segurança depois de fugirem de conflitos e perseguições é a forma mais eficaz de os apoiar no recomeço das suas vidas e de lhes permitir contribuir para os países que os acolhem.

É também a melhor forma de os preparar para regressar a casa e reconstruir os seus países, quando as condições o permitirem, de forma segura e voluntária, ou para prosperar se forem reinstalados noutro país.

O relatório Tendências Globais do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) mostra que o número de pessoas forçadas a deslocar-se no mundo dobrou na última década, atingindo mais uma vez um recorde com graves consequências para os direitos humanos.

O Dia Mundial dos Refugiados foi proclamado através da Resolução 55/76 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 4 de dezembro de 2000.

UNHCR's Global Trends report

Fonte: Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados


Imagem: ACNUR (adaptado)

Documentos
Joint Statement by the European Commission and the High Representative | European Commission
41.79 KB
Resolução 55/76 adotada na AG das Nações Unidas sobre o Dia Mundial dos Refugiados [en]
91.22 KB
00:00 - 23:59
...loading...