Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada

O Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada é celebrado no terceiro domingo de novembro de cada ano, sendo este ano a 20 de novembro de 2022.
Com esta, data pretende-se honrar a memória das vítimas da estrada e o trabalho dos serviços de emergência.
Em setembro de 2020, a Assembleia Geral da ONU adotou a resolução A/RES/74/299 "Melhorar a segurança rodoviária global", designando a Década de Ação para a Segurança Rodoviária 2021-2030, com a ambiciosa meta de prevenir pelo menos 50% das mortes no trânsito e lesões até 2030. Neste âmbito cada ano será dedicado a mostrar as diferentes razões pelas quais são necessárias diferentes ações.
O tema de 2022 foca a importância da justiça, quer no que concerne a aplicação das leis de trânsito, a investigação completa após um acidente ou o processo criminal quando apropriado e a compensação civil que fazem parte do sistema de justiça. Quando realizado de forma séria, justa e consistente, tal sistema é o que as vítimas de acidentes de trânsito que se feriram ou tiveram um familiar morto em decorrência de infração ou negligência de alguém merecem e desejam, pois também representa um fator de prevenção e isso significaria tirar lições de suas tragédias para que não se repitam.
Este dia foi criado em 1995, pela Federação Europeia das Vítimas da Estrada. Mais tarde, a Assembleia Geral das Nações Unidas, através da Resolução 60/5 de 26 de outubro de 2005, reconheceu a necessidade de se assinalar este dia em todo o globo.
Imagem: Pixabay