Dia Nacional do Mar

2023
Ver PDF
Dia Nacional do Mar

A 16 de novembro celebra-se o Dia Nacional do Mar.

A celebração desta data pretende destacar a importância que o mar tem para a história e identidade de Portugal, bem como para a economia e o desenvolvimento do país.

A data escolhida deve-se à entrada em vigor da «Convenção da Organização das Nações Unidas sobre o Direito do Mar» a 16 de novembro de 1994, sendo ratificada por Portugal em 1997.

Prémio Mário Ruivo

Prémio MÁrio Ruivo No dia em que se celebra o Mar, serão divulgados os vencedores da 3.ª edição do Prémio Mário Ruivo - Gerações Oceânicas.

O Prémio tem como objetivo transmitir à sociedade a importância do oceano como sistema de suporte de vida no Planeta Terra, responsável pela regulação do clima, pelo fornecimento de alimento, meio de transporte e de lazer, além de providenciar muitos outros serviços e benefícios económicos, sociais, ambientais, culturais e emocionais.

A atribuição deste prémio é uma homenagem ao legado do Professor Mário Ruivo, personalidade de reconhecido mérito científico, político, diplomático e cultural, pioneiro na defesa do oceano e no lançamento das temáticas ambientais em Portugal.


Imagem: "European Comission Audiovisual Service"

Documentos
Convenção da ONU sobre Direito do Mar | Jornal Oficial das Comunidades Europeias (com anexos)
762.27 KB
Resolução da Assembleia da República 60-B/70
1.48 MB
00:00 - 23:59
...loading...