Discurso sobre o estado da União Europeia (SOTEU 2022)

 O discurso sobre o estado da União

Todos os anos, em setembro, a presidente da Comissão Europeia profere, perante o Parlamento Europeu, o discurso sobre o estado da União. Este ano, a presidente Ursula von der Leyen proferirá o seu terceiro discurso no dia 14 de setembro.

Descrição

Neste dia, a presidente faz o balanço dos resultados alcançados até à data, abordando os principais desafios do nosso tempo e expondo a sua visão para o futuro da União. 

Segue-se um debate em sessão plenária, que assinala o início do diálogo com o Parlamento Europeu e o Conselho, tendo em vista a elaboração do programa de trabalho da Comissão para o ano de 2023. 

Participação

O discurso será transmitido em direto, em linha, através do sítio web do Parlamento Europeu, a partir das 8 horas. A interpretação estará disponível nas 24 línguas oficiais da UE.

O discurso será igualmente transmitido em direto nas redes sociais no Facebook e no Twitter da Representação da Comissão Europeia em Portugal (versão com interpretação em português).

Documentos
Estado da União 2022 - Realizações [en]
14.39 MB
Estado da União 2022 - Linha cronológica [en]
4.68 MB
Uma União mais ambiciosa : o meu programa para a Europa : orientações políticas para a próxima Comissão Europeia 2019-2024
1.13 MB