Encerramento da Conferência sobre o Futuro da Europa

Relatório final é apresentado aos Presidentes das instituições da UE
Pai e filhos ao colo, logo Conferência sobre o Futuro da Europa

Destaque

  • Relatório [en] sobre o resultado final da Conferência (9 de maio)
    Comissão Executiva da Conferência | 9 de maio de 2022

Introdução

A 9 de maio de 2022, dia da Europa, tem lugar o desfecho da Conferência sobre o Futuro da Europa. A sessão de encerramento acontece em Estrasburgo, às 11 horas de Lisboa, concluindo 1 ano de encontros e debates de ideias com cidadãos sobre a forma como a União Europeia deve enfrentar os seus desafios e as oportunidades.

Os co-presidentes do Conselho Executivo da Conferência sobre o Futuro da Europa apresentam o relatório final aos Presidentes das instituições da UE. Objetivo: ajudar a definir a futura agenda da UE. Assista em direto.

Programa

Os 3 co-presidentes do Conselho Executivo da Conferência sobre o Futuro da Europa apresentam o relatório final aos Presidentes do Parlamento Europeu, do Conselho e da Comissão. O evento conta com a presença dos 449 membros do Plenário, incluindo 108 cidadãos, 120 participantes dos painéis de Cidadãos Europeus, 200 estudantes de escolas locais e Erasmus e representantes dos governos nacionais para os Assuntos Europeus.

Intervenções

  • Ursula Von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia
  • Roberta Metsola, Presidente do Parlamento Europeu
  • Emmanuel Macron, Presidente da França que detém atualmente a presidência do Conselho da União Europeia
  • Cidadãos dos painéis nacionais e europeus
  • Co-presidentes do Conselho Executivo da Conferência

Estão previstas apresentações culturais de Danse l'Europe e da orquestra de jovens DEMOS.

Localização

Contexto

O Plenário da Conferência chegou a um consenso sobre o seu projeto final de propostas. As 49 propostas, sobre 9 temas, incluem + de 300 medidas sobre a forma de as alcançar. Baseiam-se em recomendações dos painéis de cidadãos europeus, dos painéis nacionais de cidadãos e dos eventos e ideias registadas na Plataforma Digital Multilingue, bem como dos debates realizados durante as sessões plenárias e grupos de trabalho da Conferência.

O que se segue?

As 3 instituições examinarão como dar seguimento eficaz a este relatório, dentro da sua própria esfera de competências.

E a plataforma?

A Conferência sobre o Futuro da Europa termina a 9 de maio, assim como a possibilidade de contribuir para a plataforma. Desde o lançamento da plataforma a 19 de abril de 2021, mais de 50.000 participantes contribuíram e partilharam as suas ideias, comentaram ideias de outros participantes, apoiaram ideias e organizaram e relataram eventos que tiveram lugar em toda a Europa. As suas contribuições são uma parte integrante deste exercício único de democracia deliberativa. Consulte os relatórios publicados até à data.

Documentos
Programa [en]
186.01 KB