Europa, Juventude e Arte - De que é feita a Paz?

Europa, juventude e arte

Europa, Juventude e Arte – De que é feita a Paz?

Entre 28 de abril e 10 de maio Monchique acolheu o projeto-piloto «Europa, Juventude e Arte» este ano com o mote «De que é feita a Paz?».

Enquadramento

Esta iniciativa, que se pretende de âmbito nacional e de cariz plurianual, contemplou a promoção de eventos que assinalaram o Dia da Europa – 9 de maio e o Ano Europeu da Juventude – 2022.

Objetivos gerais

  • Sensibilizar os jovens para o exercício da cidadania, assente em valores como a liberdade, a igualdade, a justiça e a solidariedade;
  • Informar sobre as oportunidades existentes ao nível europeu, nacional, regional e local;
  • Fomentar a participação ativa dos jovens como agentes de mudança, nomeadamente no âmbito da Estratégia Europeia para a Juventude 2019-2027;
  • Contribuir para a criação de espaços de expressão reflexiva, artística e empreendedora, através de metodologias colaborativas e inclusivas, que permitam o desenvolvimento de competências pessoais e sociais.

Dia da Europa em Monchique

10 de maio
Seminário «De que é feita a Paz? Dia da Europa 2022» - Agrupamento de escolas de Monchique

Neste seminário foram abordados temas importantes para a capacitação dos/as jovens, tais como os direitos humanos, políticas e oportunidades para a juventude europeia e o papel do voluntariado na sustentabilidade ambiental e social.

Inauguração do percurso artístico

Inauguração das 4 obras realizadas pelos alunos que participaram nos ateliês criativos que tiveram lugar nos dias 4 e 7 de maio, subordinados ao tema «A(r)tivar a Cidadania Europeia». 

Desenvolvidos com o objetivo de estimular de despertar os valores de cidadania através da arte, os/as jovens orientados pela artista Joana Bandeira Rocha, criaram um percurso artístico na vila de Monchique, inspirado na obra da pintora ucraniana Maria Prymachenko.

No mesmo dia 10, período da tarde o programa destinado a todas as idades, incluiu demonstrações de skate, a cargo da Associação Wallride e ações de voluntariado ambiental, com a colaboração da APA-ARH Algarve e a Associação A Nossa Terra.

Parceiros

Centro de Informação Europeia Jacques Delors, Europe Direct Algarve, CCDR-Algarve, Município de Monchique, Vicentina – Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste, Agrupamento de Escolas de Monchique, Universidade do Algarve, através do seu Centro de Documentação Europeia, ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, Wallride, APA-ARH Algarve e Associação A Nossa Terra

Documentos
Programa
3.28 MB
Nota de Agenda
165.74 KB