Investigação, inovação e digital: O caminho para a recuperação na UE

Ver PDF
Webinario: Investigação, Inovação e Digital

O Parlamento Europeu em Portugal organiza o webinar “Investigação, Inovação e Digital: O caminho para a recuperação na UE”, sexta-feira, dia 23 de abril, às 11:00h (hora de Lisboa).

O debate, moderado por Ana Pimentel, jornalista do Observador, conta com a participação dos eurodeputados Carlos Zorrinho (S&D, PS), Maria da Graça Carvalho (PPE, PSD) e Marisa Matias (GUE/NGL, BE).

O evento pode ser acompanhado no estúdio virtual do Parlamento Europeu em Portugal e nas redes sociais Facebook e Twitter do Parlamento Europeu em Portugal.

A inovação desempenha um papel cada vez mais importante na nossa economia. Tem vantagens tanto para os consumidores como para os trabalhadores na UE. É uma componente fundamental para a criação de melhor emprego, a construção de uma sociedade mais ecológica e a melhoria da nossa qualidade de vida, mas também para a manutenção da competitividade da UE no mercado mundial. A política de inovação é a interface entre investigação, a política de desenvolvimento tecnológico e a política industrial, tendo por objetivo a criação de um quadro propício à introdução de ideias no mercado.

O investimento em tecnologias, infraestruturas e processos digitais aumentará a competitividade da União a nível mundial e ajudará também a tornar a União mais resiliente, mais inovadora e mais autónoma através da diversificação das principais cadeias de abastecimento.

O novo Programa Europa Digital, da UE, impulsionará a transformação digital através do financiamento da implantação de tecnologia de ponta em domínios fundamentais como a inteligência artificial, a supercomputação e a cibersegurança. Com um orçamento considerável de 7 588 milhões de euros, o programa será executado durante o período de 2021-2027, com efeitos retroativos a partir de 1 de janeiro.

11:00 - 12:30
...loading...