Jornadas Europeias do Património

2022
Jornadas Europeias do Património

As Jornadas Europeias do Património de 2022 têm lugar entre os dias 23, 24 e 25 de setembro. É uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia. A organização em Portugal é da responsabilidade da Direção-Geral do Património Cultural.

Descrição

As Jornadas Europeias do Património foram lançadas pelo Conselho da Europa em 1985, tendo-se juntado a União Europeia em 1999 para a criação de uma ação conjunta, que se tem mantido até aos dias de hoje. Trata-se do evento cultural mais celebrado entre os europeus.

Objetivo

Em 2022, sob o tema «Património Sustentável», as Jornadas contribuem para explorar que medidas podem ser tomadas para proteger o rico e diversificado património cultural europeu no contexto das alterações climáticas e da degradação ambiental. O foco estará no papel ativo das comunidades e do património no processo de construção de um futuro mais sustentável e resiliente.

Participação

Ao longo das próximas semanas, haverá muitos eventos nos 50 países participantes, signatários da Convenção Cultural Europeia. Procure os mais próximos de si e inscreva-se.

Documentos
Jornadas Europeias do Património : Folheto Temático
14.77 MB