Jornadas Europeias do Património

2023
Ver PDF
Jornadas Europeias do Património 2023

As Jornadas Europeias do Património de 2023 têm lugar entre os dias 22 e 24 de setembro. É uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia. A organização em Portugal é da responsabilidade da Direção-Geral do Património Cultural.

Descrição

As Jornadas Europeias do Património foram lançadas pelo Conselho da Europa em 1985, tendo-se juntado a União Europeia em 1999 para a criação de uma ação conjunta, que se tem mantido até aos dias de hoje. Trata-se do evento cultural mais celebrado entre os europeus.

Objetivo

Em 2023 o tema é «Património Vivo», temática que pretende explorar as práticas, lugares e objetos que hoje fazem parte do nosso património cultural e têm sido transmitidos de geração em geração. Este é um património que se adapta, mas continua vivo, sendo constantemente recriado por comunidades e grupos e ajustado às paisagens e aos lugares que habitam (Programa das JEP 2023).

A Direção-Geral do Património Cultural, como coordenadora nacional das JEP, convida a inscrever as iniciativas que se pretendem organizar no âmbito deste tema, impreterivelmente até ao dia 21 de setembro de 2023.

Participação

Ao longo das próximas semanas, haverá muitos eventos nos 50 países participantes, signatários da Convenção Cultural Europeia. Procure os mais próximos de si e inscreva-se.

Documentos
Jornadas Europeias do Património 2023 | Direção-Geral do Património Cultural
808.26 KB
Brochura Jornadas Europeias do Património 2023 [en]
9.42 MB