Novo Bauhaus Europeu: Cidades Sustentáveis, Belas e Inclusivas

Novo Bauhaus Europeu Forum Cidades

No dia 29 de Novembro, o Fórum das Cidades, coordenado e dinamizado pela Direção-Geral do Território (DGT), organiza o workshop Diálogos Urbanos, «Novo Bauhaus Europeu: Cidades Sustentáveis, Belas e Inclusivas» em Lisboa.

Descrição

A iniciativa Novo Bauhaus Europeu foi lançada pela Comissão Europeia em 2020, com o objetivo de aproximar o Pacto Ecológico Europeu dos cidadãos e torná-lo uma experiência tangível e positiva para todos, através de abordagens integradas nos domínios da criatividade, da arte, da cultura, da ciência e tecnologia e da inclusão social.

Esta iniciativa adota uma abordagem multinível (do local ao global) promovendo pontes para transformar as nossas sociedades em torno dos três valores fundamentais do Novo Bauhaus Europeu: a sustentabilidade, a estética e a inclusão.

Objetivos

Este workshop pretende debater a integração dos valores do Novo Bauhaus Europeu nas estratégias de desenvolvimento e programas de financiamento nacionais para o desenvolvimento urbano. A sua lógica de mesa-redonda, convoca a reflexão e o debate por parte de peritos e entidades financiadoras e promotoras nacionais em dois eixos temáticos:

  • Novo Bauhaus Europeu & Desenvolvimento Territorial e Urbano;
  • Novo Bauhaus Europeu & Financiamento em Portugal.

Oradores 

  • Fernanda do Carmo, Diretora-Geral do Território
  • José Pedro Sousa, "High-level roundtable" do Novo Bauhaus Europeu
  • Cristina Cavaco, Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa
  • José Manuel Simões, Centro de Estudos Geográficos do Instituto Superior de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa
  • Américo Rodrigues, Diretor da Direção-Geral das Artes
  • Outros oradores especializados em ordenamento do território

Localização

Participação

A participação é livre mediante inscrição prévia obrigatória no formulário presente na página do evento. O evento decorrerá em formato presencial na Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva, em Lisboa.