Que seguimento dar às propostas da Conferência sobre o Futuro da Europa?

Ver PDF
Pai e filhos ao colo, logo Conferência sobre o Futuro da Europa

Na sexta-feira, dia 2 de dezembro, o Parlamento Europeu, o Conselho e a Comissão Europeia organizam um evento no âmbito da Conferência sobre o Futuro da Europa e sobre como dar continuidade à Conferência, bem como às suas propostas.

Este encontro vai permitir uma troca interativa entre representantes das três instituições e cidadãos que participaram nos painéis de cidadãos europeus, assim como elementos dos painéis e eventos nacionais.

Descrição

A Conferência sobre o Futuro da Europa foi um exercício pan-europeu sem precedentes na democracia deliberativa, durante o qual os cidadãos da UE foram convidados a expressar as suas opiniões e expectativas relativamente às políticas da UE.

A Conferência terminou a 9 de Maio de 2022 com a apresentação do relatório final aos Presidentes do Parlamento Europeu, do Conselho e da Comissão Europeia. As instituições comprometeram-se coletivamente a dar seguimento às 49 propostas abrangentes resultantes das deliberações.

Nos últimos meses, as três instituições têm trabalhado para concretizar o seu compromisso de cumprir as propostas da Conferência, dando início aos processos de implementação e de seguimento, de acordo com as respetivas competências ao abrigo dos Tratados da União Europeia. As 49 propostas da Conferência incluem mais de 300 medidas (sobre a sua concretização), organizadas em nove temas, a partir das recomendações dos painéis europeus, dos painéis e eventos nacionais, da plataforma digital multilingue, dos debates no âmbito dos nove grupos de trabalho temáticos e do plenário.

As instituições da UE explicarão como deram seguimento às propostas da Conferência, cada uma dentro da sua esfera de competência e em conformidade com os Tratados.

O programa é inteiramente construído em torno de intercâmbios, tanto físicos como remotos, entre as instituições da UE e os cidadãos.

O evento decorre no Parlamento Europeu em Bruxelas e as sessões públicas serão transmitidas através da Plataforma da Conferência e do Centro multimédia do Parlamento.

Documentos
Conferência sobre o Futuro da Europa - Relatório Final
17.12 MB
08:00 - 11:30
...loading...