The Recovery and Resilience Facility: Can effective oversight bring about true reform?

Webinário
THE RECOVERY AND RESILIENCE FACILITY

A 25 de maio, pelas 8:30h (hora de Lisboa), terá lugar o webinário virtual "The Recovery and Resilience Facility: Can effective oversight bring about true reform?", organizado pela rede de comunicação europeia EURACTIV, em parceria com a Recover Portugal.

Os Estados-Membros estão no processo de submeter os planos recuperação que lançam um pacote coerente de reformas e projetos de investimento publico. Para os assistir a emergir da pandemia COVID-19, a Comissão Europeia apresentou o Mecanismo de Recuperação e Resiliência.

Devido à sua magnitude (672,5 mil milhões de euros), implementação rápida (6 anos), inovação financeira e implementação de mecanismos, o mecanismo abrange significantes novos desafios para a União Europeia e para os Estados-Membros, nomeadamente em termos de fiscalização, prevenção de fraude e controlo. Levanta, também questões sobre onde devem chegar as condicionantes e se tamanhas quantias monetárias são significantes para uma verdadeira reforma. 

Questões discutidas:

  • Como pode o Mecanismo de Recuperação e Resiliência resultar numa reforma fundamental?
  • Que medidas estão a ser impostas para prevenir a fraude?
  • Qual é o melhor sistema para garantir uma fiscalização eficaz? Como pode este mecanismo reequilibrar a coesão da UE após a crise pandémica aumentar o fosso entre países?
  • Quais são as melhores abordagens de implementação do mecanismo?
  • Quão restritas devem ser as condicionantes impostas?

A participação é aberta a todos os interessados.