Summer CEmp 2022

Summer CEMP

A quinta edição da escola de verão da Comissão Europeia em Portugal tem lugar de 27 a 30 de agosto de 2022 na Ribeira Grande, ilha de São Miguel, nos Açores, com o apoio do Governo dos Açores e da Câmara Municipal da Ribeira Grande. Podem participar no "Summer CEmp 2022" estudantes que frequentem um estabelecimento de ensino superior na União Europeia no ano letivo 2021/2022, com idade até 30 anos, que se candidatem-se até 31 de março, através do formulário de candidatura.

O "Summer CEmp" decorre habitualmente em localidades históricas de Portugal colocando no centro do debate a história, as oportunidades e os desafios concretos dessas comunidades no contexto europeu. No ano em que se celebra o «Ano Europeu da Juventude» e os 35 anos do programa »Erasmus», o "Summer CEmp" vai para o concelho mais jovem de Portugal, a Ribeira Grande, numa região ultraperiférica. As quatro edições anteriores percorreram o interior do país: Monsanto (2017), Marvão (2018), Monsaraz (2019) e Alcoutim (2021).

Objetivos:

Esta iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal nasceu da necessidade de envolver e mobilizar a geração mais jovem em torno do que é e pode ser o projeto europeu e o papel da Comissão Europeia.

Apresenta-se como um seminário intensivo e dinâmico com formatos práticos de aprendizagem. Durante quatro dias, os participantes têm a oportunidade de:

  • refletir sobre as prioridades e políticas europeias;
  • verificar os impactos da UE em interação com exemplos concretos da localidade anfitriã do seminário;
  • debater com um vasto leque de protagonistas da atualidade portuguesa e europeia (da política, dos media, da academia, dos setores privado e social, do desporto, da cultura e da comunidade local);
  • discutir sobre o futuro do projeto europeu e aprender mais sobre a União Europeia e sobre o papel da Comissão Europeia em diversos temas.

Além destes tópicos mais abrangentes de análise a edição deste ano vai focar-se também na análise dos resultados da Conferência sobre o Futuro da Europaparte do compromisso da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, de colocar os cidadãos no centro da ação da UE e de reforçar a ligação entre estes e as instituições que os servem.

Detalhes de Participação:

O formato desta edição acompanhará a evolução da situação epidemiológica, tendo o programa, logística e o número de pessoas envolvidas sido adequados, e cumprirá as regras em vigor no momento e no local, em articulação com as autoridades de saúde e de proteção civil.

  • Quando? 

A 5ª edição do "Summer CEmp" acontece de 27 a 30 de agosto de 2022.

  • Onde? 

A edição deste ano decorrerá na Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, nos Açores.

  • Como participar? 

Para participar os candidatos têm que preencher o formulário de candidatura que inclui o envio de um vídeo ou de uma carta que exprima a motivação para participar no evento. A participação é gratuita.

As candidaturas estão abertas até às 23h59 (hora de Lisboa) de 31 de março de 2022 e devem cumprir o regulamento para serem consideradas válidas (este prazo pode ser antecipado, quando recebidas 90 candidaturas). De todas candidaturas válidas, serão selecionadas 30 para participar tendo em conta o perfil, motivação e contribuição para a diversidade no grupo. O número pode variar consoante a evolução epidemiológica.

  • Para quem? 

Estudantes que frequentem um estabelecimento de ensino superior na União Europeia no ano letivo 2021/2022, com idade até 30 anos completados até 31 de dezembro de 2022. A formação na área das relações internacionais, ciência política, assuntos europeus, comunicação e jornalismo é incentivada, mas podem candidatar-se estudantes de qualquer curso e de qualquer grau de ensino superior. 

Localização: