Candidaturas a organismos da União Europeia

Perguntas e respostas

Se procura emprego, conheça algumas dicas para preparar melhor a sua candidatura.

Empregos na União Europeia

Ver PDF

O primeiro passo é ler atentamente o anúncio publicado em cada vaga e verificar se possui os requisitos exigidos: habilitações académicas, experiência profissional ou outro qualquer. Posteriormente, deve proceder conforme solicitado no anúncio; se for o EPSO a abrir o concurso deve começar por criar conta no sítio EPSO; se for um outro organismo a abrir o concurso, proceda como solicitado no anúncio, provavelmente, enviar o seu CV e uma carta de motivação.

A candidatura é sempre enviada diretamente para a entidade que abre o concurso. Deve ler-se atentamente o anúncio pois são dadas informações claras e precisas sobre como concorrer. No caso da carreira geral (funcionalismo público comunitário), a entidade que recebe e seleciona é o Serviço Europeu de Seleção do Pessoal (EPSO - European Personnel Selection Office).

Se não consegue encontrar nos organismos da União Europeia um emprego adequado para si, pode também tentar o sítio Internet EURES, que divulga empregos em todos os Estados-Membros da União Europeia e não só nos organismos da UE.

A conta EPSO é o registo eletrónico dos dados pessoais e morada de contacto criada pelos candidatos quando pretendem concorrer a um concurso e serve para comunicar entre o candidato e o EPSO. Para criar a sua Conta, clique em "your EPSO Account" "A minha conta EPSO", no sítio EPSO e preencha todos os dados requeridos. Só pode criar uma conta. Se pretende candidatar-se a mais do que um concurso, use a mesma conta.

Os candidatos devem ter o nível exigido de, pelo menos, duas línguas oficiais da UE para o processo de seleção a que se candidatam. Pode encontrar os requisitos linguísticos específicos no respetivo anúncio de concurso, convite à manifestação de interesse ou anúncio de vaga. Os diferentes níveis de conhecimentos são definidos na grelha de autoavaliação dos níveis de línguas.

Os testes para concorrer a um concurso são referidos no convite à apresentação de candidaturas, no caso dos concursos gerais EPSO, o processo está numa fase de mudança. Por favor consulte a página "Provas de seleção EPSO".

Treine o máximo que puder, pois a experiência é vital para conseguir obter sucesso nestes testes.

Encontra exemplos destes testes no sítio EPSO ou nos sítios recomendados na página Preparação e formação no Portal Eurocid; a Biblioteca Jacques Delors possui livros de testes que pode consultar e treinar (sobre a Biblioteca).

Os testes de escolha múltipla em computador servem para avaliar o raciocínio verbal, numérico e abstrato e ainda, no caso de certos concursos especializados, testes de avaliação de competências específicas. As provas são geralmente realizadas num dos centros de testes mundiais e/ou vigiadas à distância. Os candidatos devem realizar as provas durante um período de testes específico. 

Deve levar apenas a sua identificação (BI ou cartão de cidadão) e cópia do e-mail recebido do EPSO com confirmação dos testes. Se necessitar calculadora, é-lhe fornecida no local dos testes.

Não. Se se esqueceu de ir fazer os testes CBT, a sua candidatura será considerada inválida e a sua participação nesse concurso acabou.

Em geral, pode candidatar-se a quantos concursos quiser ou puder, de acordo com as suas habilitações. No entanto, note que quando o mesmo anúncio se refere a várias áreas, na maioria das vezes só pode candidatar-se a uma delas. O anúncio dirá isso claramente. Por exemplo, se se candidatou ao concurso de Assistente em dezembro, pode candidatar-se a Administrador em março, desde que acabe a licenciatura até final de julho do ano em curso.

Passar todos os testes e ser um laureado não garante o recrutamento imediato por parte das instituições europeias. Passará a fazer parte de uma lista de reserva, válida por 1 ou mais anos, onde posteriormente as instituições recorrem quando necessitam de um candidato.