Parcerias

Biblioteca Jacques Delors

A BJD tem parcerias com diversas entidades ligadas aos temas europeus.

Miniatura

O Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD) tem uma biblioteca especializada, a Biblioteca Jacques Delors. Parceiro de várias entidades ligadas aos temas europeus que enriquecem a sua coleção e possibilitam acesso dos seus utilizadores, a documentos inexistentes no seu do acervo.

Permutas com Entidades

Promoção do intercâmbio de publicações

O Centro de Informação Europeia Jacques Delors tem como objectivo genérico difundir ao cidadão toda a informação e documentação relevantes sobre questões e temas europeus, promovendo o conhecimento do processo de Construção Europeia.

A aquisição de obras por permuta consiste na troca de documentação entre instituições com interesse mútuo. Esta prática visa enriquecer o acervo das instituições envolvidas, ao mesmo tempo que divulga a produção científica do CIEJD.

A aquisição por permuta é uma prática recorrente em bibliotecas especializadas. Ao CIEJD cabe a divulgação das obras permutadas, uma vez que as mesmas serão certamente de grande utilidade para os nossos utilizadores. Sugerimos o estabelecimento de permutas a todos os interessados.

Agradecemos a dinâmica colaborativa das entidades que ajudam o CIEJD na sua missão de informar sobre as temáticas europeias.

Para o estabelecimento de permutas ou para quaisquer esclarecimentos adicionais, por favor contacte-nos:

Célia Santos

E-mail: celia.santos@ciejd.pt | biblioteca@ciejd.pt

Telefone: +351 211 225 023 | +351 210 170 113

Cooperação entre Bibliotecas

Empréstimo de documentos entre instituições

A cooperação entre bibliotecas (EIB/ILL) traduz-se num acordo para o empréstimo de publicações ou o fornecimento de excertos de obras através de cópias em formato digital ou papel. Este tipo de cooperação é uma prática corrente e visa otimizar os serviços de informação, rentabilizar o investimento das instituições e estimular a partilha dos seus recursos.

A Biblioteca Jacques Delors (BJD) medeia o pedido de empréstimo de documentos a outras bibliotecas efetuado pelos seus utilizadores, sempre que as obras solicitadas não constem do seu catálogo bibliográfico. Da mesma forma, a BJD colabora com outras bibliotecas que, nas mesmas condições, pretendam ter acesso ao seu fundo bibliográfico. As obras são cedidas por um período de 15 dias. A disponibilização das obras dependerá da disponibilidade do material e da política da instituição que as possui.

A Biblioteca apenas cobra taxas para o serviço de empréstimo entre bibliotecas às instituições que também as cobrem. Neste caso, os custos dos portes serão divididos pelas bibliotecas envolvidas, sendo os custos de envio suportados pela BJD e os custos da devolução pela biblioteca de destino.

As obras de referência e os documentos em estado precário de conservação não são cedidos para empréstimo.

Sugerimos a cooperação entre bibliotecas a todas as instituições e organismos interessados.

Agradecemos a dinâmica colaborativa das entidades que ajudam o CIEJD na sua missão de informar sobre as temáticas europeias.

Para o empréstimo entre bibliotecas ou para quaisquer esclarecimentos adicionais, por favor, contacte-nos:

Ana Filipe
E-mail: biblioteca@ciejd.pt
Telefone: +351 210 170 113

Parcerias com Editoras

Editoras que colaboram com o CIEJD no âmbito da publicação de temas europeus

O Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD) integra, desde 1 de Janeiro de 2008, a Direcção-Geral dos Assuntos Europeus do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Tem como objectivo genérico difundir ao cidadão toda a informação e documentação relevantes sobre questões e temas europeus, promovendo o conhecimento do processo de Construção Europeia.

Como local de estudo e investigação, o CIEJD oferece aos seus utilizadores o acesso a informação europeia pertinente e atualizada.

A Biblioteca Jacques Delors (BJD) do CIEJD é  uma referência nacional em assuntos europeus. Procura dar resposta à necessidade de informação dos cidadãos e, simultaneamente, dar a conhecer a produção bibliográfica nacional sobre a União Europeia. O seu acervo documental é constituído por mais de 90.000 documentos, resultado da fusão dos fundos bibliográficos do Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD), do Centro de Documentação da Direção-Geral dos Assuntos Europeus e das doações (ainda em tratamento) do Centro de Documentação da Representação da Comissão Europeia em Portugal (RepCOM) e do Gabinete de Informação do Parlamento Europeu em Portugal (GabPE).

Saiba quais as vantagens de ser nosso parceiro

A colaboração de editores e livreiros é preciosa para continuarmos a realizar a nossa missão. Sugerimos o estabelecimento de uma parceria a todos os interessados. A divulgação das obras oferecidas é feita através de:

  • Divulgação no sítio do CIEJD, através de ficha bibliográfica, com link directo para a obra.
  • Tratamento documental e disponibilização dos registos bibliográficos na base de dados Infoeuropa, referência em temas relacionados com a União Europeia.
  • No registo bibliográfico, além da referência à parceria e à instituição parceira, é colocada uma ligação eletrónica ao portal da respectiva publicação.
  • Referência ao Acordo e à editora, e ligação eletrónica ao portal da respetiva publicação.
  • Divulgação na Newsletter mensal do CIEJD, através da secção A biblioteca recomenda....
  • Divulgação na Newsletter mensal da Biblioteca (Documentação Europeia) onde uma seleção de obras é difundida por correio eletrónico aos utilizadores
  • Divulgação na página Facebook da Biblioteca Jacques Delors.
  • Divulgação no portal do CIEJD, através da secção Parceiros - Editoras, onde estão presentes as instituições com as quais estabelecemos parcerias editoriais.
  • Possibilidade de lançamento dos livros oferecidos nas instalações da BJD.

Como proceder para fazer uma parceria com o CIEJD:

A colaboração com editores e livreiros traduz-se na disponibilização de um exemplar de cada publicação, cuja temática se relaciona com os assuntos europeus. Ao CIEJD cabe a divulgação das obras oferecidas, uma vez que as mesmas serão certamente de grande utilidade para os nossos utilizadores.

Faremos a divulgação das obras e da instituição parceira, pois para além da referência ao Acordo e à editora, é colocada uma ligação electrónica ao portal da respectiva publicação.

Agradecemos a dinâmica colaborativa das instituições que acompanham o CIEJD na sua missão de informar sobre as temáticas europeias em língua portuguesa. Para o estabelecimento de parcerias ou para quaisquer esclarecimentos adicionais, por favor contacte-nos:

Célia Santos
E-mail: celia.santos@ciejd.pt | biblioteca@ciejd.pt
Telefone: +351 211 225 023

Veja também todas as parcerias do CIEJD.

Links relacionados:

Guerra & Paz Editores
Imprensa de Ciências Sociais
Livraria Almedina
Princípia Editora, Ldª
Quid Juris, Sociedade Editora
Sílabo
Obras oferecidas ao CIEJD no âmbito das parcerias estabelecidas com as editoras

Acordo de parceria (tipo)
145.66 KB

Outras parcerias

A Biblioteca do CIEJD disponibiliza a coleção do boletim sobre língua e a tradução da língua portuguesa.

O CIEJD disponibiliza edições em língua portuguesa no domínio do desenvolvimento do ensino e formação profissional na União Europeia.

A Biblioteca Jacques Delors desde 2017 é oficialmente repositório das publicações EU-LAC.

17º Aniversário e cooperação com o CIEJD.