A responsabilidade social na internet

O tema nos sítios Internet nacionais, europeus e internacionais

Ver PDF
Computador e smartphone
Índice

Portugal

Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE)

Grupo de Profissionais e Empresários com o objetivo de promover o desenvolvimento da ética nas organizações, com plena integração nas suas práticas de gestão e, consequentemente, no seu meio envolvente.

BCSD – Portugal - Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável 

Organização de líderes empresariais com uma visão de futuro, que pretende mobilizar a comunidade empresarial para criar um mundo que seja sustentável para as empresas, para a sociedade civil e para o ambiente. Conta com 90 membros entre os quais as maiores empresas portuguesas.

CIG - Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género

Organismo nacional responsável pela promoção e defesa da cidadania e igualdade de género, procurando responder às profundas alterações sociais e políticas da sociedade nesta matéria.

GRACE - Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial

Associação pioneira, sem fins lucrativos e exclusivamente dedicada à promoção da Responsabilidade Social Corporativa. Reúne mais de 100 empresas, das mais variadas dimensões e setores de atividade, empenhadas em aprofundar o papel das empresas no desenvolvimento social das pessoas e das organizações.

Rede Portuguesa de Responsabilidade Social

A REDE RSOPT é uma rede de entidades que se encontram comprometidas com o tema da responsabilidade social. Assume-se como uma plataforma de encontro, aprendizagem, criação, partilha e disseminação de conhecimento e práticas relacionadas com a responsabilidade social. 

 

União Europeia

Comissão Europeia – Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão

Esta direção-geral, em parceria com as autoridades nacionais, os parceiros sociais, as organizações da sociedade civil e outras partes interessadas, trata das questões relacionadas com a globalização, o envelhecimento da população europeia e as realidades sociais em mutação.

Comissão Europeia - Mercado Interno, Indústria, Empreendedorismo e PME’s

Serviço da Comissão Europeia que tem entre outras atribuições a realização do mercado interno de bens e serviços, a transformação da UE numa economia inteligente, sustentável e inclusivo através da implementação das políticas industriais e setoriais da emblemática iniciativa Europa 2020. 

Agência Europeia dos Direitos Fundamentais (FRA)

Esta Agência tem como objetivo proporcionar às instituições e aos Estados-Membros da UE assistência independente e fundamentada, bem como competências no domínio dos direitos fundamentais.

Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA)

Agência de informação da União Europeia em matéria de segurança e saúde no trabalho. 

Fundação Europeia para a Melhoria das Condições de Vida e de Trabalho (Eurofound) 

Organismo da União Europeia que tem como objetivo contribuir para a conceção e o estabelecimento de melhores condições de vida e de trabalho. Desenvolve a sua atividade em parceria com governos, empregadores, sindicatos e instituições da União Europeia.
 

Internacional

Conselho da Europa

Organização de excelência na defesa dos Direitos do Homem. Desde 2010 tem desenvolvido ações concretas na área da Responsabilidade Social Empresarial em particular na vertente dos Direitos Humanos.

Declaração Tripartida de Princípios sobre Empresas Multinacionais e Política Social  - Organização Internacional de Trabalho (OIT)

Para além de reafirmar os valores da OIT, a Declaração constitui um instrumento para a promoção de uma globalização justa baseada no trabalho digno e na justiça social.

Diretrizes para empresas multinacionais – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE)

As Linhas Diretrizes para Empresas Multinacionais são recomendações dos governos às empresas multinacionais, através das quais se procura facultar princípios voluntários e padrões para uma conduta empresarial responsável e consistente com as leis em vigor. 

Gabinete do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (OHCHR)

Representa o compromisso do mundo com os ideais universais da dignidade humana. A OHCHR lidera a agenda para as empresas e direitos humanos no quadro das Nações Unidas.  

Norma ISO 26000 – Responsabilidade Social – Organização Internacional para a Normalização (ISO)

A ISO é uma organização não-governamental que tem como objetivo promover a normalização de produtos e serviços. Entre os milhares de normas técnicas a ISO criou a norma ISO 26000 que procura ser um guia para as empresas, para que estas sejam socialmente responsáveis na sua área de autuação. 

Pacto Global das Nações Unidas

O Pacto Global é uma iniciativa das Nações Unidas com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, nas suas práticas de negócios, dos valores fundamentais e internacionalmente aceites nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.