Prémio Literário José Luís Peixoto, 2023

Ver PDF
Prémio José Luís Peixoto 2023
Índice

O Prémio Literário José Luís Peixoto, criado pela Câmara Municipal de Ponte de Sor, desde 2007, é atribuído, anualmente, e visa homenagear o autor que deu o nome ao prémio, José Luís Peixoto (1974-), natural do concelho de Ponte de Sor.

Os prémios são atribuídos, alternadamente, ao conto (anos ímpares) e à poesia (anos pares). Este ano, o Prémio Literário é referente ao Conto.

Objetivos

O prémio visa homenagear o autor que deu o nome ao prémio, José Luís Peixoto, natural do concelho de Ponte de Sor e, por outro, a necessidade de incentivar a criatividade literária entre os jovens, bem como o gosto pela escrita, que consideramos serem atividades essenciais para um bom desenvolvimento intelectual.

Destinatários

O Prémio é aberto a cidadãos de nacionalidade portuguesa, e ainda a cidadãos naturais e ou residentes em países de língua oficial portuguesa. Destina-se a premiar trabalhos inéditos na(s) modalidade(s) de conto e poesia. 

Podem concorrer jovens com idade máxima de 25 anos (inclusive) à data de entrega da candidatura do concurso.

Como participar

Cada concorrente pode apresentar um máximo de dois trabalhos, redigidos em língua portuguesa. O envio dos trabalhos será feito para o e-mail: premio.jlpeixoto@cm-pontedesor.pt, até 30 de junho de 2023. No texto do e-mail deve constar a naturalidade do concorrente, o pseudónimo e o título do trabalho.

Júri

O júri é constituído por Presidente e mais dois elementos a designar pela Câmara Municipal de Ponte de Sor.

Prémios

Ao trabalho que, pela sua qualidade literária, mais se distinga entre os autores naturais e ou residentes no concelho de Ponte de Sor será atribuído um prémio pecuniário de 1.000,00 euros.

Igual montante será atribuído ao trabalho que, nos mesmos moldes, mais se distinga, entre os autores que não sejam residentes no concelho de Ponte de Sor, nem dele naturais.

Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respectiva entidade, cujo contacto se encontra no sítio Internet do concurso.

Documentos

Regulamento do prémio 2023
501.75 KB
...loading...