Cooperação Transnacional

Descrição Inicial
A cooperação transnacional, conhecida como Interreg B, envolve regiões de vários países da UE, formando áreas maiores. O seu objectivo é promover uma melhor cooperação e desenvolvimento regional no seio da União através de uma abordagem conjunta para abordar questões comuns. Interreg B apoia uma vasta gama de projectos de investimento relacionados com inovação, ambiente, acessibilidade, telecomunicações, desenvolvimento urbano, etc. Os programas transnacionais acrescentam uma importante dimensão extra europeia ao desenvolvimento regional, desenvolvida a partir de análises a nível europeu, conduzindo a prioridades acordadas e a uma resposta estratégica coordenada.
Objetivo Geral
A cooperação transnacional permite desenvolver um trabalho significativo entre regiões de vários Estados-Membros da UE em questões como corredores de comunicação, gestão de inundações, ligações internacionais de negócios e investigação, e o desenvolvimento de mercados mais viáveis e sustentáveis. Os temas abrangidos incluem:
- Inovação, especialmente redes de universidades, instituições de investigação, PMEs;
- Ambiente, especialmente recursos hídricos, rios, lagos, mar;
- Acessibilidade, incluindo telecomunicações, e em particular a conclusão de redes;
- Desenvolvimento urbano sustentável, especialmente o desenvolvimento policêntrico.
Programas que integram o Interreg Transnacional:
Há 15 programas, ou seja, 15 grandes regiões consideradas nesta vertente do programa Interreg. Cada programa é composto por regiões de vários Estados-Membros da União Europeia São eles:
- Interreg ADRION (Adriático e Jónio) -
- Interreg Espaço Alpino
- Interreg Amazonia
- Interreg Àrea Atlântica
- Interreg Balcânico
- Interreg Região Marítima Baltica
- Interreg Caraíbas
- Interreg Europa Central
- Interreg Programa Transnacional do Danúbio
- Interreg Oceano Índico
- Interreg Mediterrânico
- Interreg Região do Mar do Norte
- Interreg Europa Noroeste
- Interreg SUDOE
- Interreg Periferia do Norte e Ártico
Programas Interreg Transnacional dos quais Portugal beneficia:
- Interreg Área Atlântica - todas as NUTS III Portugal Continental e regiões autónomas dos Açores e Madeira
- Interreg Mediterrânico - NUTS III Algarve, Baixo Alentejo, Alentejo Litoral, Alentejo Central, Alto Alentejo, Área Metropolitana de Lisboa e Lezíria do Tejo
- Interreg SUDOE - todas as NUTS III Portugal Continental

Interreg Área Atlântica
O programa INTERREG Espaço Atlântico apoia projetos de cooperação transnacional em 37 regiões atlânticas de cinco países: França, Irlanda, Portugal, Espanha e Reino Unido.

Interreg Mediterrânico
13 países estão a trabalhar em conjunto no Programa de Cooperação Europeia transnacional para o Mediterrâneo permitindo-lhes enfrentar os principais desafios na área mediterrânica.

Interreg SUDOE
O Programa Interreg Sudoe apoia o desenvolvimento regional no Sudoeste da Europa promovendo a cooperação transnacional entre regiões de Portugal, Espanha, França, Reino Unido e o Principado de Andorra.