INTERREG ESPON

Descrição Inicial
O programa de cooperação ESPON 2020 produz uma investigação pan-europeia ao fornecer informação científica às autoridades públicas e aos atores a todos os níveis através da investigação e análise territorial. O objetivo global do ESPON 2020 é apoiar o desenvolvimento das regiões em conformidade com a Política de Coesão da União Europeia (UE), bem como as políticas nacionais de desenvolvimento, garantindo que as cidades e regiões de toda a Europa estejam bem informadas.
Visa também promover e fomentar uma dimensão territorial europeia no desenvolvimento e na cooperação, fornecendo provas, transferência de conhecimentos e aprendizagem de políticas às autoridades públicas e a outros atores políticos a todos os níveis. O seu objetivo central é apoiar o reforço da eficácia da coesão da UE.
Quem é abrangido pelo programa?
Todos os Estados-Membros da União Europeia e todas as suas regiões são abrangidos. Além disso são também considerados Estados terceiros como Islândia, Liechenstein, Noruega e Suíça.
Objetivos gerais de atuação
O ESPON 2020 prosseguirá a consolidação de uma Rede de Observatórios Territoriais Europeus e fará crescer o fornecimento e a utilização política de provas territoriais pan-europeias, comparáveis, sistemáticas e fiáveis. Foca-se no objetivo temático "Reforçar a capacidade institucional" sem deixar de dar relevância à dimensão territorial dos restantes objetivos relevantes.
Pretende focar-se em políticas e programas setoriais ao abrigo dos fundos europeus de investimento estrutural (ESI), bem como políticas nacionais e regionais de desenvolvimento territorial, através da produção, divulgação e promoção de provas territoriais abrangendo todo o território dos 27 Estados-Membros da UE, do Reino Unido e dos 4 Estados Parceiros da Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça.
Grupos destinatários
- responsáveis políticos europeus, em particular no domínio da Política de Coesão, bem como de outras políticas e programas setoriais e temáticos relevantes, particularmente aqueles que não articulam plenamente a sua abordagem territorial.
- responsáveis políticos nacionais e profissionais responsáveis pela coesão territorial, as estratégias macro-regionais e a preparação e implementação da Política de Coesão a nível nacional
- autoridades que implementam programas de financiamento do ESI e que preparam relatórios periódicos.
- responsáveis políticos regionais e locais e profissionais responsáveis pelo desenvolvimento e planeamento territorial envolvidos na cooperação transfronteiriça, transnacional e macro-regional.
- organizações que promovem diferentes interesses regionais/urbanos a nível da União Europeia
- académicos universitários, tanto investigadores como estudantes, como futuros decisores.
- o setor privado e o público europeu em geral.
Temáticas Políticas no Âmbito das quais o programa atua
- Economia Regional e Local
- Política Social e Cultural
- Desafios Ambientais
- Fluxos e Interação económica
- Desenvolvimento Urbano
- Desenvolvimento Rural
- Funções Transfronteiriças e Macro-regiões
- Modelos de Governação
- Soluções Específicas e Instrumentos de Política