Interreg VI-A Espanha-Portugal (POCTEP)
O programa Interreg Espanha-Portugal promove projetos de cooperação transfronteiriça entre Espanha e Portugal, com o apoio da União Europeia.

O programa de cooperação «Interreg VI-A Espanha-Portugal (POCTEP)» foi aprovado para apoio do FEDER, no âmbito do objetivo de Cooperação Territorial Europeia (Interreg) em Espanha e Portugal, para o período de 1 de janeiro de 2021 a 31 de dezembro de 2027.
Objetivos
O programa Interreg Espanha-Portugal promove projetos de cooperação transfronteiriça entre Espanha e Portugal, com o apoio da União Europeia.
Objetivos políticos
- Uma Europa mais competitiva e mais inteligente, através da promoção de uma transformação económica inovadora e inteligente e da conectividade das TIC a nível regional
- Uma Europa mais verde, hipocarbónica, em transição para uma economia com zero emissões líquidas de carbono, e resiliente, através da promoção de uma transição energética limpa e equitativa, de investimentos verdes e azuis, da economia circular, da atenuação das alterações climáticas e da adaptação às mesmas, da prevenção e gestão dos riscos e da mobilidade urbana sustentável
- Uma Europa mais social e inclusiva, através da aplicação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais
- Uma Europa mais próxima dos cidadãos, através do fomento do desenvolvimento sustentável e integrado de todos os tipos de territórios e das iniciativas locais
Objetivo específico Interreg
- Uma melhor governação da cooperação
Orçamento
O orçamento disponível para 2012-2027 é de mais de 320 milhões de euros (dotação financeira FEDER).
Beneficiários
- Administrações Públicas com competências em I+D+I (locais, regionais e nacionais)
- Agências de Desenvolvimento Regional (sectoriais ou transversais)
- Universidades e outras instituições de ensino superior
- Centros Tecnológicos
- Fundações Públicas e Privadas e Institutos de Investigação
- Parques de Ciência e Tecnologia
- Empresas (incluindo PME e microempresas) e entidades da economia social
- Clusters e associações empresariais
- Agrupamentos Europeus de Cooperação Territorial (AECT)
- Outros agentes relevantes dos sistemas regionais de inovação do espaço transfronteiriço
Área abrangida
As regiões abrangidas por este programa são as NUTS III de Portugal e Espanha situadas nas fronteiras ou adjacentes a estas.

Prioridades
- Aproveitar o potencial da cooperação para consolidar o ecossistema de inovação, científico e tecnológico, fomentar a criação de conhecimento e redes empresariais, promover a digitalização e melhorar a competitividade das empresas, especialmente das PME e micro-PME.
- Promover a cooperação para maximizar a rentabilização dos recursos endógenos do território e o desenvolvimento de iniciativas e sectores-chave, progredindo na especialização inteligente.
- Avançar na transição ecológica e adaptação às alterações climáticas na zona transfronteiriça através da cooperação como instrumento para a promoção da economia verde e da economia azul.
- Proteger e conservar a biodiversidade em áreas naturais e rurais e melhorar os ecossistemas naturais e o ambiente urbano no espaço transfronteiriço através da cooperação.
- Reforçar a cooperação para enfrentar o desafio demográfico no espaço fronteiriço, criando condições de vida atrativas baseadas no acesso ao mercado de trabalho, serviços públicos essenciais, mobilidade e aplicação de princípios de inclusão social, igualdade de oportunidades e tratamento.
- Promover, através da cooperação transfronteiriça, o desenvolvimento de estratégias multissectoriais para o desenvolvimento integrado e sustentável.
- Ultrapassar obstáculos fronteiriços através da aplicação de uma abordagem transformadora de governação a vários níveis à cooperação transfronteiriça.
Destaques
- Abertas primeiras convocatórias do programa POCTEP de cooperação Espanha-Portugal
Portugal20202 | 16 dezembro 2022